Qual geladeira consome menos energia? Guia definitivo e dicas de como escolher a ideal

Elouise Lopes

16/03/2023

Quem tem casa própria está sempre buscando formas de economizar o máximo possível. Tendo menor consumo, fica mais fácil lidar com o pagamento das contas. É bom saber até mesmo qual é a geladeira que consome menos energia.

Veja também: TOP 5 melhores extensões de Cupons de Desconto: compre sempre mais barato

Na hora de comprar, você precisa observar bem o produto e analisar o quanto puder. Quanto mais funções tem, maior é o consumo que ele pode ter.

Qual geladeira consome menos energia? Guia definitivo e dicas de como escolher a ideal

Por causa disso, o ideal é sempre conferir bem e levar em consideração o custo-benefício.

1) Confira a classificação de eficiência energética

Um primeiro ponto que você tem que observar e considerar quando for comprar uma geladeira para a sua casa é a classificação de eficiência energética. Afinal, esse é um ponto quase definitivo (mas não único) em questão de consumo de energia.

Essa classificação varia de A, que é mais eficiente, a G, que por sua vez é menos eficiente. Se o seu foco é gastar menos dinheiro com a conta de energia, o mais certo que você vai fazer é optar por uma geladeira com classificação A ou superior.

Em geral, são as geladeiras mais eficientes que consomem menos energia e vão ajudar você a ter menos gasto com essa conta básica. Além de ter uma geladeira eficiente, tem outros pontos que você precisa considerar, para fugir da cobrança super elevada em eletricidade.

2) Observe o tamanho

O tamanho da geladeira é importante, porque vai impactar diretamente no consumo de energia que ela vai ter.

Em outras palavras, se você for ter uma geladeira muito grande, deve saber que ela pode consumir mais energia do que uma geladeira menor. Por conta disso, o mais acertado de se fazer é escolher um tamanho que atenda às suas necessidades.

Leve em consideração a capacidade de armazenamento, por exemplo, e também para quantas pessoas é a geladeira. Se for para uma pessoa só, não faz sentido pegar uma geladeira grande demais.

3) Escolha bem

Na hora de escolher uma geladeira, você precisa pensar bem sobre as suas necessidades e como ela irá ajudar a resolver. Até porque tem muitos tipos de geladeiras. Você pode escolher um modelo mais simples, ou então pode optar por algo mais sofisticado.

Dá para escolher entre a geladeira tradicional, a geladeira invertida e outras, como as chamadas side-by-sidefrench door e por aí vai. Vai ter muitos modelos diferentes.

Cabe a você ver os recursos e vantagens de cada uma, e escolher a que você precisa ter em casa.

4) Verifique as funcionalidades extras

Também pesa muito na escolha da geladeira os recursos adicionais. Afinal, eles podem facilmente aumentar seu consumo de energia.

Entre esses recursos, temos máquina de gelo, dispenser de água, luzes LED e mais. Você tem que ver se esses recursos vão ser mesmo necessários para você, já que eles podem aumentar a conta de luz, além de aumentar o preço da geladeira.

Não pegue uma geladeira super moderna, se o seu uso é voltado para algo mais básico. Se fizer isso, aí você vai sofrer com desperdício de energia, infelizmente.

5) Considere os compartimentos

Uma informação importante e que você deve ter em mente quando for adquirir uma geladeira nova é a de que a disposição dos compartimentos também pode influenciar o consumo de energia.

Nesse sentido, o melhor que você pode fazer é buscar uma geladeira que tenha uma disposição eficiente. O ideal é que a disposição dos compartimentos facilite a organização dos alimentos.

Caso contrário, é melhor não arriscar, se a ideia é evitar gastar tanta energia.

6) Veja a vedação da porta também

Outra coisa que você tem que levar em consideração, porque com o tempo pode acabar se tornando um grande problema, é a vedação da porta. Pensando nisso, é melhor verificar antes de comprar se a vedação da porta da geladeira está em boas condições.

Isso porque, uma vedação ruim pode te trazer problemas bem desagradáveis. Se a vedação não estiver em boas condições, ela poderá permitir a entrada de ar quente. Por sua vez, isso vai fazer com que a geladeira precise trabalhar mais para manter a temperatura interna.

Com isso, pode contar que o consumo de energia irá aumentar e mais ainda que você irá pagar mais caro na conta de energia elétrica.

Elouise Lopes
Escrito por

Elouise Lopes

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.

0

Aguarde, procurando sua resposta