Raças de cachorro mais exóticas: ranking das 7 mais surpreendentes!

Os cachorros mais exóticos nos mostram que estes animais queridos podem nos conquistar das mais variadas formas.


Os cães são os melhores amigos do homem, comuns em lares do mundo todo. Mas, apesar de familiares para qualquer um, há aquelas raças exóticas de cachorro que a gente jamais imaginaria que existem.

Uma vez que os cães estão presentes em diversas atividades da nossa vida, é de se esperar que todo tipo de raça exista. Selecionadas para diversas finalidades, sua aparência e físico não poderia ser mais diferente um do outro.

Pastor Bergamasco aparece como uma das raças exóticas de cachorro
Pastor Bergamasco aparece como uma das raças exóticas de cachorro

Dessa maneira, queira você ver filhotes fofos e peludos, ou cães gigantes e ágeis, há um raça exótica perfeita para isso!

7 raças exóticas de cachorro

1 – Dandie Dinmont Terrier

O Dandie Dinmont Terrier é uma raça de cachorro muito rara que é originária da fronteira entre a Escócia e a Inglaterra. Eles são pequenos, com um peso médio de 8 a 11 kg e uma altura média de 20 a 28 cm.

O Dandie Dinmont Terrier tem um corpo longo e baixo, uma cabeça grande e uma pelagem sedosa e macia, que pode ser de várias cores. Esta raça é conhecida por ser muito inteligente e teimosa, mas também muito afetuosa com seus donos.

2 – Leonberger

A raça Leonberger conta com cachorros grandes e de estatura majestosa, selecionada na cidade de Leonberg, na Alemanha, no século XIX. Estes são cães muito inteligentes, carinhosos e protetores com seus donos.

Além disso, eles têm uma aparência muito impressionante, com uma pelagem densa e macia, que pode ser de várias cores. Como cães grandes, podem alcançar um peso de até 75 kg e possuem uma altura média de 65 a 80 cm.

3 – Löwchen

O Löwchen é uma das raças exóticas de cachorro mais raras de se encontrar no mundo. Pequeno e exótico, ele é originário da França e menos de 100 indivíduos são registrados no mundo por ano.

Esta raça é conhecida por sua pelagem sedosa, que é classicamente cortada em um estilo de leão, dando uma aparência ainda mais diferente à ela. “Löwchen” significa “pequeno leão” e, assim, é o que dá nome ao cão.

4 – Cão-cantor-da-nova-guiné

Originário da Nova Guiné, essa raça possui a habilidade de vocalizar como um lobo, em vez de latir como outros cães. Sua função original era a de cães de caça, mas hoje são mais comuns como animais de estimação puramente.

O cão-cantor-da-nova-guiné é considerado uma raça bastante rara, que até a década de 1950 era desconhecida. Com apenas cerca de 300 cães registrados em todo o mundo, eles são geralmente dóceis e afetuosos com seus donos, mas podem ser desconfiados com estranhos.

5 – Cão pelado mexicano

Big brown hairless dog of the Xolo breed (Xoloitzcuintle, Mexican hairless dog), portrait against the background of a summer forest outdoors

O Cão Pelado Mexicano é uma raça de cachorro que tem uma aparência bastante exótica e distinta. Como o nome sugere, seu pelo é muito ralo quando existente e sua pele quente e suave.

Além disso, como uma raça muito antiga que tem suas raízes no México, os Astecas a valorizavam imensamente, os considerando sagrados, e acreditavam que tinham propriedades curativas.

6 – Cão-lobo tchecoslovaco

Criado na antiga Tchecoslováquia, o Cão-lobo Tchecoslovaco surgiu a partir do cruzamento de um lobo com um pastor-alemão. Assim, originalmente criados como cães militares, logo se tornaram populares entre os civis devido à sua aparência exótica e habilidades impressionantes.

Esses cães são bastante grandes e podem pesar até 35 kg. Eles têm uma aparência, que lembra um lobo, com uma pelagem densa e cinza-prateada. O Cão-lobo Tchecoslovaco é um cão inteligente e leal, mas requer um dono que seja experiente em treinamento de cães.

7 – Pastor Bergamasco

Pastor Bergamasco aparece como uma das raças exóticas de cachorro
Pastor Bergamasco aparece como uma das raças exóticas de cachorro

Por fim, se você é um amante de cachorros e procura por uma raça única para adotar, o Pastor-bergamasco pode ser a escolha perfeita. Essa raça, originária da Itália, possui uma pelagem densa e emaranhada, que dá ao cachorro um aspecto rústico e natural.

O Pastor-bergamasco é um cão de tamanho médio, com cerca de 60 centímetros e um peso de 32 a 38 quilos. Além disso, sua pelagem é composta por três tipos de pelos: uma camada interna fina e macia, uma intermediária grossa e lanosa, e outra externa longa e encaracolada. Graças ao visual criado por essa combinação que ela está entre as principais raças exóticas de cachorro.

Redator desde 2018, sou um apaixonado por histórias e ciência. Busco conhecer de tudo um pouco, tanto para ajudar na minha escrita profissional quanto na pessoal. Amo jogos de intepretação (RPG) e de videogame, pois são mídias incríveis que conectam pessoas e nos permitem expandir nossa imaginação.