O que significa o Salmo 91? Veja quando usar essa poderosa passagem
Confira o significado do salmo 91 e entenda por que ele é tão poderoso e saiba quando usar essa poderosa passagem da bíblia.
Uma das leituras mais marcantes da Bíblia é o salmo 91, que tem um significado poderoso e traz paz e conforto para o coração das pessoas que estão passando por um momento difícil.
Veja também: Salmo 66: para que serve? O que significa?
As pessoas procuram ler este salmo em diferentes momentos da vida, já que é uma oração que pede a proteção divina de Deus.
Nas próximas linhas, você vai saber por que o Salmo 91 é tão marcante e especial.
O que significa o Salmo 91?
O Salmo 91 é um dos salmos mais marcantes da bíblia. Várias famílias costumam ter esse salmo na parede de casa, emoldurado sobre a estante da sala e assim por diante.
Afinal de contas, é um salmo com significado poderoso, de segurança e proteção.
Em várias passagens, o salmista declara que Deus é seu abrigo, onde pode descansar sem se preocupar com o inimigo. Um exemplo é a seguinte passagem:
“Aquele que habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-Poderoso pode dizer ao Senhor: ‘Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio.'”
Não é estranho que as pessoas considerem que esse é o salmo da proteção divina e que o proclamem em momentos de adoração, oração e meditação, por exemplo.
O que estamos pedindo quando fazemos essa oração?
Esse salmo é uma declaração de fé, por isso, quando fazemos a leitura dele, acabamos pedindo para que Deus nos ampare em todos os momentos de nossas vidas.
No meio disso, ao fazer essa oração, as pessoas acabam pedindo para que Deus esteja com elas em todos os momentos de perigo ou dificuldade, seja física, emocional ou espiritual.
É uma forma de pedir para que o Pai esteja junto e proteja contra doenças, perigos, armadilhas e ataques de inimigos.
De alguma maneira, essa oração traz esperança e confiança em Deus, mesmo diante das situações mais difíceis de enfrentar.
Quando é bom ler o salmo 91?
A leitura do salmo 91 é ideal em todos os momentos da vida, porque você é uma forma de entregar a vida a Deus, confiando plenamente que ele vai agir para que não falte nada na sua vida.
O salmista coloca a Deus como seu protetor e refúgio em momentos de perigo e incerteza.
Em geral, essa é uma leitura que faz muito bem para quem tem é, pois é um lembrete da segurança e proteção que Deus concede a seus filhos ao vê-los se refugiar nele.
Essa é um salmo muito especial, porque é um reflexo do que Deus sempre desejou receber de seus filhos, que foi a plena confiança de que tudo ficará bem, se ele estiver à frente e conduzindo seus passos, como o verdadeiro pastor.
As palavras desse salmo são muito bonitas e trazem uma certa paz para o coração.
É por isso que é sempre bom ler. Principalmente em momentos em que a pessoa não sabe o que fazer e precisa de uma força superior agindo em seu favor, para que as coisas se ajeitem e tudo fique bem.
Também por meio dessa oração você pode pedir força e saúde que precisa na hora de travar batalhas difíceis. Na vida, é comum haver algumas lutas e tem horas que pode parecer quase impossível chegar ao fim delas.
Mas, para Deus, nada é impossível. Por isso, sempre que estiver precisando que Deus haja em sua vida, não hesite em ler o Salmo 91.
Passagens parecidas com o Salmo 91
Na Bíblia, não temos menções ao Salmo 91, só que tem outras passagens que são muito parecidas com ele e que também vale a pena ler, para trazer conforto ao coração. Confira a seguir.
Salmo 121
Também fala sobre a proteção de Deus, e alguns estudiosos dizem que pode ser uma boa continuação do Salmo 91, já que também coloca a Deus como refúgio.
Mateus 4:6-7
O diabo cita o Salmo 91:11-12 quando tenta Jesus no deserto, tentando fazer com que Jesus use a proteção divina como uma desculpa para agir de forma imprudente. Jesus rebate com outra passagem da Bíblia, mostrando que não se deve colocar Deus à prova.
Lucas 10:19
Jesus promete autoridade sobre serpentes e escorpiões aos seus discípulos, e também sobre o poder do inimigo. Muitos interpretam como uma referência às promessas de proteção encontradas no Salmo 91.
Hebreus 1:7
Um dos versos do Salmo 91 (v. 11-12) é referenciado nessa passagem que fala sobre os anjos de Deus, que dão proteção àqueles que o amam.