5 tipos de samambaias para quem tem pouco espaço em casa!

Descubra quais são as melhores opções de tipos de samambaias para quem tem casa de pouco espaço e entenda por que são tão bons.


Uma ótima escolha de planta para casa são as samambaias. Mas as pessoas que têm espaço limitado precisam escolher bem. A seguir, você confere 5 tipos de samambaias que são as ideais para quem tem pouco espaço em casa.

5 tipos de samambaias para quem tem pouco espaço em casa

As samambaias são plantas indispensáveis para quem confia no poder das plantas, já que elas têm a capacidade de absorver toda a negatividade do ambiente e converter em prosperidade. A seguir, você confere 5 tipos de samambaias para quem não tem muito espaço dentro de casa.

5. Samambaia Americana

A samambaia americana é uma planta bem fácil de cuidar e é uma das mais queridas por não exigir um espaço muito grande para seu cultivo. Essa planta deixa o ambiente mais elegante e também desperta uma sensação de bem-estar para as pessoas que estão nele, considerando que ela tem uma coloração verde que é bem acolhedora.

Na casa, o ideal é escolher um lugar que tenha uma meia-sombra, sem luz do sol direta. Afinal, as folhas dela são finas o suficiente para queimarem fácil.

4. Samambaia Renda Francesa

Samambaia
Samambaia (Imagem: Divulgação/Unsplash)

Uma planta que é bem resistente (e por isso pode ser uma pedida pedida para quem não tem tanto tempo para cuidar das plantas de casa) é a samambaia renda francesa, já que ela pode chegar a durar mais do que 20 anos. Ou seja, é sem dúvidas uma planta resistente.

Esse tipo de samambaia possui folhas mais finas, em comparação à folhagem de outros tipos de samambaia.

Em geral, ela precisa de rega todos os dias, mas não é necessário colocar essa planta em contato direto com a luz do sol. Até porque, como suas folhas são mais finas, ela não precisa de uma iluminação exagerada.

Sendo assim, essa planta pode se dar bem em locais com pouco espaço, mas ainda assim vai precisar de uma ventilação adequada.

3. Samambaia Argentina

Samambaia
Foto: Timothy Newman/Unsplash

Não decepciona nos pequenos espaços a samambaia argentina. Afinal de contas, ela tem um porte mediano e fica muito bem em lugares que não sejam muito grandes. Inclusive, por ser uma planta que não necessita tanto da luz solar, ela pode se dar bem em locais de baixa iluminação. Em geral, a quantidade de luz com que entra em contato não impacta tanto em seu desenvolvimento.

De modo geral, ela é bem parecida com a samambaia americana. Porém, a samambaia argentina tem folhas que são consideradas mais crespas. Ou seja, tem outra textura. Mas isso não faz dela menos bonita que a anterior.

2. Samambaia Renda Portuguesa

A samambia de renda portuguesa é uma excelente opção de samambaia para apartamento. Assim como outros tipos que se dão bem com vasos suspensos, ela também se dá, dando um ar de elegância para o ambiente. Essa é uma planta que possui folhas pequenas, mas que conta com uma aparência que é tida como firme, exigindo apenas que seu vaso não seja dos maiores. Até porque ela não ocupa tanto espaço.

No geral, ela pode ser colocada no ambiente com o objetivo de deixá-lo mais decorado. Pessoas que gostam de plantas para deixar o ambiente mais aconchegante e bonito, a samambaia de renda portuguesa pode ser uma escolha vantajosa, até mesmo na cozinha, por exemplo.

1. Mini Samambaia

O melhor tipo de Samambaia para quem mora em lugar com espaço limitado, como um apartamento, por exemplo, é a mini samambaia. Como o nome sugere, esse é um tipo que é algumas vezes menor do que o tamanho normal da espécie de samambaia.

Essa planta é tão pequena que com certeza não é uma preocupação do indivíduo encontrar um lugar para ela, pois é possível acomodá-la em espaços realmente pequenos, já que ela ocupa um vaso um pouco menor do que um copo.

Mas no geral é bom garantir que a mini samambaia vai ter contato com uma boa quantidade de luz, por isso opte por deixar essa planta próximo da janela.

Afinal de contas, ela precisa de iluminação para se desenvolver bem e se manter viva. Da mesma forma, a pessoa que opta por ter esse tipo de planta deve se preocupar em ter um vaso largo e raso à disposição da mini samambaia, pois ela precisa ficar sempre úmida e ao mesmo tempo precisa de espaço para se desenvolver.

Se você está pensando em começar a cuidar de plantas em casa, a mini samambaia pode ser uma boa aliada.

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.