Segurados do INSS podem pegar laudo das perícias médicas no aplicativo Meu INSS

Confira a notícia aqui No Detalhe que os segurados do INSS podem pegar laudo das perícias médicas no aplicativo Meu INSS.

As pessoas que estão passando por processos de solicitação ou prorrogação de benefícios previdenciários e assistenciais do INSS podem agora solicitar uma cópia dos laudos médicos produzidos pelos peritos do órgão através de plataformas digitais. Tanto o site do INSS como o aplicativo Meu INSS possuem esta funcionalidade.

O serviço não é novo, mas não é muito conhecido pelas pessoas. Na última segunda-feira, dia 3, foi publicada uma resolução no Diário Oficial da União sobre este tema. A portaria deu a possibilidade de que entidades conveniadas com o INSS também possam ter acesso ao processo. Até então, esse acesso era exclusivo para pessoas físicas (os segurados).

Publicidade

Publicidade

Quando os segurados solicitam um benefício por incapacidade no INSS, é preciso passar pelo laudo das perícias médicas da federal. É ela que atesta se, de fato, o cidadão não está em condições de exercer suas atividades no trabalho. A partir da avaliação do perito, é emitido o laudo médico onde estão disponíveis informações sobre a perícia.

Passo a passo para emitir laudo das perícias médicas no MEU INSS

O laudo médico emitido pelo perito do INSS ficará disponível depois do atendimento ao segurado. Devido ao grande número de agendamentos para atendimento presencial para obter uma cópia do documento, o instituto resolveu disponibilizar o serviço pelos meios virtuais.

Segurados do INSS podem pegar laudo das perícias médicas no aplicativo Meu INSS
Fonte/Reprodução: original

Basicamente, para solicitar uma cópia virtual do documento, é necessário acessar as plataformas online do órgão e solicitar o serviço na opção “Laudos Médicos”. Veja o passo a passo abaixo.

Publicidade

Publicidade

Passo a passo no Site do INSS e no aplicativo do MEU INSS

O segurado deve acessar a plataforma Meu INSS no próprio site ou então na sua versão de aplicativo, que também se chama Meu INSS. Ao acessar o ambiente, é necessário selecionar a opção “Laudos Médicos” que fica disponível na tela inicial. Depois clique em “Selecionar” e espere.

Depois disso é só aguardar pela concessão do laudo. A solicitação deverá ser atendida em um prazo máximo de 48 horas.

O que é o Meu INSS e por que ele é importante para quem recebe auxílio?

O Meu INSS é um recurso desenvolvido para dar agilidade às operações realizadas pelo instituto e para facilitar a vida do cidadão segurado. Ele pode ser acessado no computador, pelo site, ou no aplicativo (que funciona em Android e IOS). Para usá-lo, basta fazer o cadastro e criar uma senha.

Com esse serviço, o segurado pode fazer várias solicitações, acompanhar o andamento de pedidos e enviar documentos sem precisar ir pessoalmente a uma agência do INSS.

Na plataforma é possível requerer, por exemplo, o auxílio-doença, a pensão por morte, a aposentadoria por idade, benefícios assistenciais, entre várias outras coisas.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário