MEI: quais os benefícios previdenciários?

Quais os benefícios previdenciários para MEIs? Confira todas as melhores e mais importante informações sobre o assunto aqui No Detalhe;

Muitas pessoas não têm o conhecimento de que os Microempreendedores Individuais (MEI)  também têm direito aos benefícios previdenciários. Já que ao efetuar o pagamento do Simples em sua empresa, você já efetua o pagamento da contribuição do INSS para o MEI. Mas às vezes essas questões são passadas batidas por pessoas mais leigas em relação ao funcionamento dessa forma de empreender.

Como o MEI realiza o pagamento da contribuição da Previdência social?

O MEI geralmente tem sua contribuição atrelada aos impostos pagos, no caso do INSS ele está incluído no DAS MEI (Documento de Arrecadação do Simples), no qual é pago todos os meses pelo dono da empresa.

Publicidade

Publicidade

MEI quais os benefícios previdenciários (2)
Fonte/Reprodução: original

Ao efetuar o pagamento desta guia, o indivíduo já arrecada o valor para uma possível aposentadoria. Garantindo todos os benefícios que esse benefício proporciona, assim como qualquer outro trabalhador.

Vale lembrar que o Simples não paga apenas o valor do INSS, mas sim todos os impostos colocados em cima do empreendedor e dos valores movimentados pelo mesmo em seu negócio.

Quais os benefícios previdenciários do MEI?

Ao efetuar o pagamento dia de sua contribuição necessários, uma série de benefícios pode ser utilizada pelo dono da empresa, tanto para o MEI, quando para sua família, sendo elas:

Publicidade

Publicidade

  1. Ter aposentadoria pela idade como trabalhadores
  2. Auxílio doença
  3. Aposentadoria por invalidez, quando não se tem a capacidade de exerce suas funções.
  4. Salário maternidade

Quem utiliza do MEI também poderá se aposentar ao completar a idade mínima de 60 anos sendo as mulheres, e 65 os homens.

É necessário que haja um tempo mínimo de contribuição, sendo ele 180 meses ou 15 anos. Esse tempo começa a ser contato a partir da primeira contribuição que o indivíduo efetua ao pagar o Simples.

Por isso é de suma importância realizar a formalização como MEI, já que existe a possibilidade de adiantar sua aposentadoria.

Para que o beneficiário possa estar utilizando de benefícios do INSS como auxílio doença e a aposentadoria precoce, o indivíduo precisa contribuir por pelo menos 12 meses, e para o salário maternidade esse tempo diminui para 10 meses.

MEI é obrigado a pagar contribuição previdenciária?

Como esse benefício está atrelado ao Simples, não sendo possível desatrelar o valor da contribuição ao imposto, o MEI é obrigado a contribuir ao INSS. Pois ao deixar de pagar o imposto mensal de sua empresa, além de perder o benefício, poderá também perder o direito de continuar a exercer sua função na empresa, e até o cancelamento de seu CNPJ.

A contribuição para esse benefício é de suma importância para todos que exercem sua função como MEI, pois além da aposentadoria, também pode utilizar de outros benefícios do INSS. Muitos deles beneficiam sua família, e por isso deve sempre ficar em dia com o valor tributado.

Publicidade

Publicidade

Muitas vantagens que podem ser adquiridas ao aderir ao MEI, como facilidade e flexibilidade na contribuição de impostos, além de taxas menores de contribuição, já que o governo utiliza dessa ferramenta para que todos consigam ter seus direitos e tributações regularizados ao criar um CNPJ.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário