CNH gratuita no Detran PA tem inscrições abertas até 30 de setembro

Marina Darie

24/09/2021

Quem é do Pará e tem o sonho de fazer a carteira de motorista, tem uma nova possibilidade, de ter uma CNH gratuita. O Detran PA  abriu inscrições para o programa social “CNH Pai D’égua”. 

Candidatos com 18 anos completos, ou mais, podem participar do programa para emitir a CNH gratuita. Para isso, é preciso se inscrever no site do Detran PA até o dia 30 de setembro

O CNH Pai D’égua possibilita a emissão da Carteira Nacional de Habilitação com as seguintes categorias:

  • Emissão da primeira CNH na categoria A ou B; 
  • Adição das categorias A ou B e mudança para categoria D.

 O número de vagas é distribuído de acordo com as categorias de CNH:   50% delas são destinadas para a obtenção da 1ª CNH; 25% para adição das categorias A ou B e, outros 25%, para mudança de categoria B para D.

Vagas para emissão da CNH gratuita 

CNH gratuita no Pará. Veja como fazer

CNH gratuita pode ser feita no Pará, com novo programa lançado pelo Detran do estado. Veja como fazer a inscrição. (Imagem: Agência Brasil / Divulgação)

O Detran PA disponibilizou cinco mil vagas para a emissão da CNH gratuita. Elas são dividas entre candidatos da região metropolitana de Belém e de municípios do interior do Pará. 

  • CNH Metropolitana: Três mil vagas são para os municípios de Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara e Santa Izabel do Pará;
  • CNH Interior: Duas mil vagas são destinadas para o restante dos municípios do interior do Pará;
  • CNH Especial: 10% das vagas são destinadas para deficientes. Destes, 30% são para mulheres e outros 30% para estudantes que finalizaram o Ensino Médio. Para comprovar a escolaridade, é necessário apresentar certificado ou declaração emitido pela Secretaria de Estado da Educação do Pará (Seduc). 

Os cidadãos que se inscreverem para fazer a CNH gratuita até o dia 30 de setembro e foram selecionados, precisam ficar atentos! 

Eles precisam fazer a matrícula e a abertura do processo no Renach (Registro Nacional de Carteira de Habilitação) entre os dias 5 de outubro a 12 de novembro. 

Essa matrícula deve ser feita presencialmente nas unidades do Detran PA. O processo não pode ser feito via internet ou por meio de procuração. 

Quem tiver algum documento faltando, no momento da matrícula, ou não respeite o prazo estipulado, será desclassificado

Critérios para emissão da CNH gratuita 

Para se inscrever no programa CNH Pai D’égua e ter a possibilidade de fazer a carteira de motorista gratuitamente, os interessados precisam se enquadrar nos seguintes critérios:

  • Ter 18 anos de idade completos na data do requerimento;
  • Ser penalmente imputável;
  • Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
  • Ter curso fundamental comprovado por meio de certificado ou declaração emitida pela Secretaria de Estado da Educação, ou equivalente;
  • Ter domicílio no Estado do Pará;
  • Não ter sofrido, nos últimos 12 meses que antecedem a inscrição no programa, penalidades decorrentes de infrações de trânsito grave/gravíssima ou não ser reincidente, no mesmo período, em infração média;
  • Não ter sofrido, nos últimos 5 anos que antecedem a inscrição no programa, condenações judiciais por condutas praticadas no trânsito, estabelecidas em lei própria e da qual não caibam mais recursos;
  • Possuir Carteira de Identidade ou equivalente;
  • Estar inscrito no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
  • Possuir Certidão Negativa de Antecedentes Criminais emitida pela Polícia Civil do Pará.

Como é feita a emissão da carteira de motorista? 

Quem sonha em ter a Carteira Nacional de Habilitação, muitas vezes nem imagina como o processo é realizado. 

Para emitir a primeira CNH, não é necessário apenas aprender a dirigir, mas sim, passar por diversas etapas, que contam com exames físicos, psicotécnicos e aulas. 

Veja o passo a passo de como isso é feito, na maioria dos casos:

  1. Emitir boleto de pagamento para os exames clínicos;
  2. Fazer biometria, exame médico e psicotécnico;
  3. Se for aprovado nos exames, o candidato precisa agendar as aulas teóricas. Ao todo, devem ser assistidas 45 horas;
  4. Após a conclusão das aulas, é preciso marcar o exame teórico. Para passar, é necessário acertar, pelo menos, 21 questões;
  5. Agendar as aulas práticas, de carro ou moto, dependendo da categoria da CNH que o candidato desejar ter;
  6. Fazer o exame prático em uma sede do Detran.

Se tiver êxito, o candidato vai receber a carteira de motorista no endereço de residência. 

Fonte: G1

Marina Darie
Escrito por

Marina Darie

Formada em Jornalismo pela PUCPR. Atualmente está cursando Pós Graduação em Questão Social e Direitos Humanos na mesma instituição de ensino. Tem paixão por informar as pessoas e acredita que a comunicação é uma ferramenta que pode mudar o mundo!

0

Aguarde, procurando sua resposta