Renovação de CNH tem novas regras e valores em SP, BA, GO e SC

Por conta da pandemia de covid-19, Departamentos Estaduais de Trânsito (Detran) de todo o Brasil precisaram prorrogar prazos relacionados a variados serviços. Um dos procedimentos que motoristas de diversas regiões do país ganharam mais tempo para fazer foi a renovação da CNH.

Entre os estados com novas regras e prazos para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação estão São Paulo, Bahia, Goiás e Santa Catarina.

Publicidade

Publicidade

Além disso, em alguns estados brasileiros os condutores também ganharam mais tempo para procedimentos como registro de novos veículos, transferência de seminovos, defesa prévia, entre outros. Por isso, é muito importante que os motoristas consultem o Detran local sobre prazos durante a pandemia.

renovação cnh
Alguns estados aumentaram o prazo para renovar a CNH. Foto: Divulgação/Ciretran

Renovação da CNH em São Paulo

Em São Paulo, os condutores podem agendar a renovação sem sair de casa, por meio das plataformas digitais do serviço Poupatempo. Segundo o governo do Estado, cerca de 2 milhões de pessoas deram entrada no processo de renovação no primeiro semestre do ano, e mais de 1,6 milhão utilizaram o atendimento online.

Para renovar pela internet, basta acessar o site www.poupatempo.sp.gov.br ou aplicativo Poupatempo Digital, disponível para download gratuito no Google Play (Android) ou na App Store (iOS). Em seguida, é só acessar o menu “Serviços”, clicar em “CNH” e depois em “Renovação de CNH” para seguir com o procedimento e agendar o exame médico.

Publicidade

Publicidade

Naturalmente, este processo vale para o agendamento, pois a etapa de exame médico, que custa R$ 91,11, deve ser realizada presencialmente. Além disso, no caso dos trabalhadores que já incluíram ou pretendem incluir o EAR (Exerce Atividade Remunerada) na carteira, também é preciso passar por avaliação psicológica.

Em caso de aprovação nos exames, os motorista ainda precisam pagar a taxa de emissão (R$ 56,56) e aguardar as orientações via e-mail do Denatran para acessar a CNH Digital.

Veja também: Quais multas podem fazer você perder sua CNH? Conheça elas aqui!

Na Bahia, Detran divulgou novos prazos para renovação da CNH

O Detran-BA divulgou nesta semana o novo calendário de prazos e procedimentos para motoristas de todo o estado, que começa a valer a partir do próximo dia 02 de agosto (segunda-feira).

Seguindo uma deliberação do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), as novas datas valem para carteiras que vencimento entre 1º de fevereiro de 2020 e 31 de dezembro de 2021. Com a atualização nas datas, o calendário de renovação da CNH na Bahia ficou da seguinte maneira:

renovação cnh bahia
Imagem: Reprodução/Detran-BA

Para renovar sua CNH na Bahia, basta acessar o portal sacdigital.ba.gov.br, selecionar a opção “Detran – Renovação Carteira Nacional de Habilitação” e agendar o exame médico.

Goiás

Publicidade

Publicidade

Outro estado que divulgou novas datas para renovação da CNH foi Goiás, onde o procedimento estava suspenso desde o ano passado por conta da pandemia. A retomada das renovações no estado acontecerá de forma escalonada:

  • CNH com vencimento em março ou abril de 2020 – renovação até 31 de agosto de 2021;
  • CNH com vencimento entre maio e julho de 2020 – renovação até 30 de setembro de 2021;
  • Vencimento entre agosto e outubro de 2020 – renovação até 31 de outubro de 2021;
  • Vencimento em novembro de 2020 – renovação até 30 de novembro de 2021;
  • Vencimento em dezembro de 2020 – renovação até 31 de dezembro de 2021.

Já no caso das carteiras de habilitação que vencem em 2021, o novo prazo de renovação é o mês de aniversário do vencimento no ano que vem. Ou seja, quem precisava renovar a CNH em janeiro deste ano, tem até 31 de janeiro de 2022. Já quem renovaria em fevereiro, tem até o final do mesmo mês do próximo ano, e assim por diante.

Para solicitar a renovação, é preciso fazer o agendamento prévio no site do Detran-GO ou no portal Vapt Vupt. A escolha depende do local de atendimento.

Veja também: Mudanças nas leis de trânsito e CNH em 2021: tudo o que você precisa saber

Santa Catarina

Publicidade

Em Santa Catarina, o Detran aumentou os prazos para procedimentos como transferência, licenciamento e registro de veículos. Entretanto, o estado foi um dos quatro que não suspenderam ou alteraram as datas para renovação da CNH.

Publicidade

Por isso, conforme determinação do Contran, as carteiras de habilitação que venceram no ano passado, seguem tendo um ano a mais de prazo para renovação, sem novas alterações no calendário, conforme podemos ver a seguir:

renovação cnh sc
Imagem: Reprodução/Detran-SC

Fonte: FDR.

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedinTwitterYoutube

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário