Sonho da Casa Própria: Casa Verde e Amarela tem acesso facilitado em algumas regiões do Brasil. Entenda

Casa Verde e Amarela pode ser suspenso ainda em agosto
Programa Casa Verde e Amarela pode ser paralisado por falta de recursos. Setor de construção civil se preocupa. (Imagem: Tania Rêgo / Agência Brasil)

Com as eleições se aproximando, o governo prepara algumas estratégias para que o acesso ao programa Casa Verde e Amarela seja facilitado em regiões como Norte e Nordeste, locais onde a popularidade do presidente Jair Bolsonaro (PL) tem índices mais baixos.

Para isso, o governo irá ampliar a concessão de subsídios para que as prestações se tornem acessíveis. Além disso, os ganhos registrados pelo FGTS também serão utilizados para facilitar as condições de acesso.

Publicidade

Publicidade

As medidas surgem em um cenário de crise econômica e queda nas contratações do Casa Verde e Amarela, que estão 42% abaixo da média mensal de 2021.

Casa Verde e Amarela pode ser suspenso ainda em agosto
Casa Verde e Amarela terá acesso facilitado em 2022, ano de eleição. Foto: Tania Rêgo/Agência Brasil)

Quais as vantagens do programa para essas regiões?

A partir de agora, a análise para dar acesso ao Casa Verde e Amarela irá considerar questões como indicadores de desenvolvimento regional, renda média por estado, localização do imóvel e a própria renda familiar, fatores que farão parte de um sistema de pontuação.

Com isso, o acesso ao programa deve ser facilitado em regiões onde a renda média das famílias é mais baixa. Nesse caso, a injeção de recursos extras do FGTS faz com que o acesso à casa própria seja mais flexível, pois permitem que as prestações caibam no bolso.

Publicidade

Publicidade

Com o uso dos ganhos do FGTS no Casa Verde e Amarela, a concessão de subsídios aumentará, com desconto a fundo perdido no valor do imóvel, beneficiando famílias com renda de até R$ 2 mil, principalmente nas regiões Norte e Nordeste.

Segundo estimativas do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), isso pode fazer com que o programa chegue a 340 mil imóveis financiados neste ano.

Como funciona o Casa Verde e Amarela

O programa Casa Verde e Amarela oferece financiamento de imóveis com juros mais baixos para famílias de baixa renda ou renda intermediária.

Para ter direito ao financiamento do programa os candidatos devem atender a alguns critérios de renda, que variam conforme a oferta. Para saber quais são estes critérios e como está funcionando as contratações do programa em 2022, confira nosso texto explicativo sobre isso.

Ainda existe o Minha Casa Minha Vida?

De modo geral, o Casa Verde e Amarela é o Minha Casa Minha Vida. O governo lançou a iniciativa em 2021, mas manteve um formato bastante parecido com o programa anterior.

Para efeito de comparação, a mudança foi semelhante a do Bolsa Família, extinto pelo governo para dar lugar ao Auxílio Brasil.

Publicidade

Publicidade

Com estas mudanças, o governo tenta desvincular a imagem de ambos os programas das gestões do PT. Afinal, estas são duas das iniciativas mais conhecidas dos governos petistas, e o principal adversário de Bolsonaro nas eleições deste ano deve ser o ex-presidente Lula (PT).

Para mais detalhes sobre o Casa Verde e Amarela, acesse o site do programa.

Felipe MatozoJornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
Veja mais ›
Fechar