Sisu 2021 segunda chamada – como funciona?

O Sisu 2021 é um programa do Ministério da Educação que oferece vagas em cursos de graduação em universidades da rede pública. Ao todo, faz duas chamadas: uma regular e outra de lista de espera (segunda chamada).

Quem participa do programa costuma ficar em dúvida sobre como funciona a segunda chamada do Sisu. Aqui, esclarecemos essa questão de uma vez por todas. Confira!

sisu 2021 lista de espera

O que é o Sisu?

Trata-se do Sistema de Seleção Unificada, que é uma ferramenta na qual instituições de ensino superior públicas disponibilizam vagas em seus cursos para participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

O processo seletivo e classificação dos candidatos têm como base as notas do Enem dos candidatos. Quem atingir as melhores pontuações conquista a vaga e pode estudar na universidade pública sem passar pelo vestibular.

Como funciona a segunda chamada Sisu 2021?

Universidades públicas disponibilizam uma quantidade limitada de vagas para o Sisu. Em alguns casos, essas vagas não são preenchidas, o que possibilita que o programa libere essas oportunidades para uma lista de espera, também conhecida como segunda chamada.

Para concorrer a uma dessas vagas é simples, o candidato precisa cumprir pré-requisitos estabelecidos pelo programa e registrar seu interesse no Sisu. A classificação funciona da mesma forma que na chamada regular: aqueles que tiverem as maiores notas conseguem as vagas.

Quem pode se inscrever na segunda chamada Sisu 2021?

Se o candidato tiver interesse em se inscrever na segunda chamada Sisu 2021, ele precisa cumprir estes requisitos previamente definidos pelo programa:

  1. Ter realizado a inscrição Sisu 2021 no período regular;
  2. Não ter sido aprovado na primeira chamada do Sisu em nenhuma das opções de curso eleitas na inscrição;
  3. Ter atingido a nota de corte para o curso que deseja fazer;
  4. Manifestar interesse na lista de espera / segunda chamada, o que é feito diretamente no Sisu.

Estes são requisitos básicos para tentar a vaga, mas pode ser que essa lista seja ampliada durante o processo seletivo. Eventuais modificações podem ser verificadas no site do Sisu.

Como se inscrever para a segunda chamada Sisu 2021?

A inscrição para a segunda chamada Sisu 2021 é feita gratuitamente no site do programa, dentro do período indicado no cronograma. Veja um passo a passo para realizá-lo:

  1. Acesse o site Sisu 2021;
  2. Clique em “ver meu boletim”;
  3. Informe sua inscrição e senha do Enem mais recente;
  4. Marque a caixa de recaptcha, para validar seu acesso;
  5. Clique em “entrar no Sisu”;
  6. Selecione o botão de confirmação de interesse na segunda chamada / lista de espera.

Pronto! Depois de seguir esse passo a passo, a página será atualizada e uma mensagem de confirmação será exibida. Caso isso não ocorra, faça o procedimento novamente, porque o sistema não recebeu seus dados. Assim, garante-se a participação na segunda chamada.

Resultado segunda chamada Sisu 2021

Ao contrário do que acontece na primeira chamada, a lista da segunda não é divulgada no site do Sisu. Então, como saber se o candidato foi aprovado? Simples: é só verificar o site oficial da instituição de ensino superior em que está tentando a vaga.

Isso acontece porque o Sisu não tem controle das vagas remanescentes nas universidades, portanto, cada uma tem autonomia para realizar as convocações como quiser, desde que dentro do período indicado pelo programa.

Vagas segunda chamada Sisu 2021

São disponibilizadas vagas para os cursos nas modalidades presencial e EAD (Ensino a Distância) em universidades federais, estaduais e municipais, bem como institutos federais de educação.

Há vagas em instituições de ensino como UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), USP (Universidade de São Paulo), UFPR (Universidade Federal do Paraná), entre outras, em cursos como engenharia, ciências contábeis e educação física.

As vagas disponibilizadas para a segunda chamada Sisu 2021 serão informadas no site do programa, no momento da inscrição, quando o candidato escolher suas opções de interesse.

Sisu 2021

O Sisu 2021 está programado para ser realizado ainda no primeiro semestre do ano, com início das inscrições previsto para abril. Se o Enem 2020 for realizado antes, a nota deste exame poderá ser utilizada.

Para participar do processo seletivo Sisu 2021, o candidato precisa ter concluído o ensino médio e ter participado da edição mais recente do Enem e obtido nota maior que zero na redação.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário