Matrículas 2022 em Santa Catarina: Governo libera calendário com datas. Confira

Informações sobre matrículas 2022 em Santa Catarina foram liberadas. Veja como atualizar dados e fazer inscrições de novos alunos.

Matrículas 2022 em Santa Catarina Governo libera calendário

Nesta quarta-feira as datas de matrículas 2022 em Santa Catarina, para a rede estadual de ensino, foram liberadas pelo Governo do Estado. Os pais e responsáveis dos estudantes precisam ficar atentos aos prazos, que já estão próximos. 

Até o dia oito de outubro, sexta-feira, por exemplo, é necessário atualizar o cadastro na plataforma Estudante Online. Com os dados atualizados, os alunos serão matriculados automaticamente em suas escolas de origem entre os dias 18 e 22 de outubro.

Publicidade

Publicidade

A previsão da Secretaria de Estado de Educação de Santa Catarina (SED) é de que o ano letivo de 2022 seja feito de forma 100% presencial. 

Se 2021 foi um ano muito importante para a educação catarinense, com desafios e uma retomada muito exitosa, 2022 será ainda melhor. Estamos nos preparando para receber 100% dos nossos alunos de forma presencial com muitos investimentos em tecnologia e infraestrutura. Também estamos valorizando e qualificando nossos professores, com aumento remuneratório e formações para implantação do Novo Ensino Médio em todas as escolas da rede”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Luiz Fernando Vampiro.

Veja o passo a passo para fazer as matrículas 2022 em Santa Catariana para os estudantes que já estão tendo aulas na rede estadual:

  1. Acessar a plataforma Estudante Online;
  2. Fazer login com o número de matrícula e data de nascimento;
  3. Entrar na aba recadastro;
  4. Fazer a conferência dos dados, atualizar o que for necessário e clicar em confirmar.

Os dados primários não podem ser alterados na plataforma online. Caso seja necessário, uma solicitação de mudança pode ser feita junto à unidade escolar. As informações que podem ser atualizadas pelos pais e responsáveis são:

  • Identificação dos estudantes e responsáveis;
  • Endereço;
  • Documentos do aluno;
  • Informações complementares e indicadores de saúde (que só devem ser preenchidos caso haja documentação comprobatória).

As famílias que não têm acesso à internet, podem fazer esse procedimento de rematrícula para 2022 em qualquer uma das escolas estaduais de Santa Catarina.

Publicidade

Publicidade

Como fazer as matrículas 2022 em Santa Catarina para novos estudantes da rede estadual de ensino?

Os novos estudantes da rede estadual de Santa Catarina e quem deseja ter aulas em outra escola devem fazer as matrículas entre os dias 1º e três de dezembro. Veja como fazer isso: 

  1. Entrar no site Matrículas Online, da Secretaria de Estado da Educação;
  2. Fazer a solicitação das matrículas 2022 em Santa Catarina;
  3. Se cadastrar no sistema da Secretaria de Estado da Educação por ordem de acesso. 

No caso das unidades escolares em que a quantidade de pedidos de matrícula é maior que o número de vagas disponíveis, os estudantes serão selecionados por sorteio. Para concorrer às vagas, os estudantes devem realizar sua pré-matrícula neste site (Matrículas Online) entre os dias 17 e 19 de novembro. As regras para o sorteio e a lista de unidades que se aplicam ao modelo de ingresso na escola também serão divulgadas nas próximas semanas.”, informa o Governo de Santa Catarina. 

Para fazer as inscrições para novas matrículas, as famílias precisam ter login e senha no cadastro gov.br:

  1. Acessar o site gov.br;
  2. Clicar no botão “Entrar” (canto superior direito) e em “Cadastrar”;
  3. Preencher dados pessoais;
  4. Marcar a opção “não sou um robô”;
  5. Aceitar os Termos de Usuário e Política de Privacidade;
  6. Confirmar os dados do usuário;
  7. Escolher entre as duas opções oferecidas  para que o sistema faça o envio do código da conta: e-mail ou SMS;
  8. Informar o código recebido;
  9. Clicar em Validar o Cadastro;
  10. Criar uma senha antes de o cadastro ser concluído.

A SED orienta que o cadastro no sistema gov.br seja feito com antecedência pelos alunos e famílias, antes da abertura do período de matrículas 2022 em Santa Catarina. 

O que se sabe sobre o calendário letivo para o ano que vem?

Hoje, a Secretaria de Estado de Educação de Santa Catarina vai fazer um novo encontro com representantes da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina (Undime/SC), Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e Sindicato das Escolas Particulares de Santa Catarina (Sinepe). O objetivo da reunião é fazer um alinhamento de datas para o ano letivo de 2022, para que detalhes sobre serviços em comum, como transporte escolar, sejam decididos. 

Ainda sim, cada rede de ensino tem autonomia para estabelecer seu próprio calendário. 

Fonte: Governo de Santa Catarina

Formada em Jornalismo pela PUCPR. Atualmente está cursando Pós Graduação em Questão Social e Direitos Humanos na mesma instituição de ensino. Tem paixão por informar as pessoas e acredita que a comunicação é uma ferramenta que pode mudar o mundo!
FacebookLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário