Inscrição para vestibular da Unicamp 2022 vai até dia 8 de setembro

Abriram nesta segunda-feira, dia dois de agosto, as inscrições para o vestibular da Unicamp 2022. O prazo para se inscrever vai até o dia nove de setembro. Estão disponíveis 2.540 vagas em 69 cursos diferentes. A taxa de inscrição, para quem não se encaixa nos critérios de isenção, é de R$180,00.

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) está confiante de que a pandemia de covid-19 não vai atrapalhar o número de candidatos no processo seletivo da Universidade para 2022. É esperado que, pelo menos, 70 mil pessoas participem do vestibular da Unicamp 2022. 

Publicidade

Publicidade

Não temos uma expectativa numérica, mas consideramos estar próximos da média da Unicamp. Estamos atentos ao contexto da queda de inscritos no Enem [Exame Nacional do Ensino Médio], mas não imaginamos algo semelhante no vestibular”, disse o diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto.

Em 2019, 76.327 inscritos foram contabilizados. Em 2020 foram 72.859 pessoas. Já em 2021, incluindo as vagas do Enem, 77.653 se inscreveram no vestibular. 

Como são feitas as inscrições no vestibular da Unicamp 2022 com a nota do Enem?

Calendário vestibular da Unicamp 2022
Veja o calendário completo do vestibular da Unicamp 2022. (Imagem: Unicamp / Divulgação)

O vestibular da Unicamp 2022 vai disponibilizar 639 vagas para a seleção de candidatos com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. Quem optar por fazer isso, deve ficar atento a um outro prazo de inscrição: do dia três a 30 de novembro.

Em 2021, a Unicamp inseriu todas as vagas separadas para o Enem no vestibular tradicional. Isso aconteceu por conta da incompatibilidade do calendário da universidade com as datas definidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para a realização do Enem. 

Publicidade

Publicidade

Qual o calendário para o vestibular da Unicamp 2022?

Vestibular da Unicamp 2022 tradicional

  • Inscrições: 02/08 a 08/09;
  • 1ª fase: 07/11/2021;
  • 2ª fase: 09/01/2022 e 10/01/2022; 
  • Provas de habilidades específicas de música: datas a confirmar pela Unicamp;
  • Provas de habilidades específicas outros cursos: 19 a 22/01/2022;
  • Divulgação da primeira chamada: 14/02/2022;
  • Matrícula (não presencial) da primeira chamada: data a confirmar pela Unicamp. 

Calendário para outras modalidades do vestibular da Unicamp 2022:

  • Vagas remanescentes: inscrições de 20/09 a 08/10/2021;
  • Ingresso via Enem: inscrições de três a 30/11/2021;
  • Vagas para premiados em olimpíadas de conhecimentos: inscrições de 16/11 a 14/1/2022.

Como será realizado o Vestibular da Unicamp 2022?

A próxima edição do vestibular da Unicamp deve ser similar a dos anos anteriores, com apenas algumas mudanças de duração da prova, por conta da pandemia de covid-19:

  • Primeira fase: 72 questões objetivas sobre Conhecimentos Gerais. As áreas do conhecimento foram desenvolvidas no ensino médio e são: 12 questões de Língua Portuguesa e Literatura; 12 questões de Matemática; e oito questões de cada disciplina: Biologia, Física, Geografia/Sociologia, História/Filosofia, Inglês e Química. A duração da prova é de quatro horas;
  • Segunda fase: Conta com questões dissertativas. Uma parte da prova é feita com questões gerais, que são iguais para todos os candidatos. Entre elas está a redação, exercícios sobre língua portuguesa,literaturas de língua portuguesa e questões interdisciplinares em língua inglesa. A outra parte da segunda fase é realizada em outro dia. Ela conta com perguntas dissertativas sobre matemática, ciências humanas e ciências da natureza. Neste dia, os candidatos também vão precisar fazer provas de conhecimentos específicos, conforme a opção de curso.

As provas de conhecimento específicos são:

  • Cursos na área de ciências biológicas/saúde: questões sobre biologia e química;
  • Cursos na área de ciências exatas/tecnológicas: questões sobre física e química;
  • Cursos na área de ciências humanas/artes: questões sobre geografia e história, incluindo filosofia/sociologia. 

Obras obrigatórias para a realização do vestibular

O vestibular da Unicamp 2022 terá dez obras de literatura obrigatórias, que serão abordadas durante  segunda fase. Elas são:

  • Sonetos selecionados pela Comvest, de Luís de Camões;
  • Sobrevivendo no Inferno, da obra dos Racionais Mc’s;
  • Tarde, de Olavo Bilac;
  • Seminário dos Ratos, de Lygia Fagundes Telles;
  • O Marinheiro, de Fernando Pessoa;
  • Bons Dias!, de Machado de Assis;
  • Carta de Achamento a el-rei D. Manuel, de Pero Vaz de Caminha. 

Isenção de inscrição para o vestibular 

O vestibular 2022 da Unicamp beneficiou 8.327  pessoas com a isenção da taxa de inscrição. Esse benefício também vale para quem se inscrever na modalidade Enem-Unicamp 2022, em novembro.

O número está entre os maiores já registrados pela Unicamp, desde o início do Programa de Isenção da taxa, em 2000. A lista está disponível em www.comvest.unicamp.br. Todos os candidatos que preencheram os requisitos foram beneficiados.”, informa a universidade por meio de nota. 

Publicidade

Publicidade

Os beneficiados devem conferir o email para a confirmação da isenção. 

A Unicamp reforça que todos que conseguiram ser isentos da taxa de inscrição, ainda precisam se inscrever no vestibular. 

Fontes:G1, Guia do Estudante e Comvest

Formada em Jornalismo pela PUCPR. Atualmente está cursando Pós Graduação em Questão Social e Direitos Humanos na mesma instituição de ensino. Tem paixão por informar as pessoas e acredita que a comunicação é uma ferramenta que pode mudar o mundo!
FacebookLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário