Unicamp e Prefeitura de Limeira (SP) lançam cursinho gratuito pré-vestibular

No último domingo (23/05), a Prefeitura de Limeira (SP) abriu inscrições para mais uma edição do cursinho pré-vestibular Colmeia, iniciativa que o município oferece em parceria com a Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp.

Ao todo, são 500 vagas gratuitas, metade para o período da tarde e a outra para o noturno. As aulas à tarde acontecem entre 13h30 e 17h30, enquanto no período noturno o horário é das 18h30 às 22h30.

Publicidade

Publicidade

Para se inscrever, basta acessar site da Secretaria Municipal de Educação de Limeira, preencher o formulário e enviar os documentos solicitados. As inscrições são gratuitas e seguem até o próximo sábado, dia 29 de maio.

sala de aula
Imagem: Reprodução/ FCA Unicamp

O cursinho pré-vestibular da Unicamp em parceria com a Prefeitura de Limeira é voltado a pessoas que moram na cidade e não têm diploma de curso superior. Podem participar estudantes que estejam cursando o 3º ano do Ensino Médio ou que já tenham o concluído.

Devido às medidas preventivas contra a Covid-19, desta vez as aulas do Colmeia acontecerão de forma virtual, por meio da plataforma Google Meetings.

Publicidade

Publicidade

A previsão é que as aulas já comecem na próxima semana, no dia 1º de junho, e sigam até dezembro. Entre os conteúdos que compõem a grade curricular do curso, estão materiais de disciplinas como matemática, física, química, biologia, geografia, história, literatura, gramática e redação.

Veja também: Vestibular-Enem 2021 UNESP – Confira informações sobre as inscrições!

Como se inscrever para o curso pré-vestibular da Unicamp em Limeira?

Os estudantes de Limeira interessados no cursinho pré-vestibular Colmeia, que tem apoio da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp, devem fazer a inscrição apenas pela internet.

No site da Secretaria de Educação (link disponível no início do texto), há uma ficha de cadastro onde o candidato deve informar CPF, data de nascimento, celular e bairro onde mora. Em seguida, após clicar em “Continuar”, é necessário anexar os seguintes documentos:

  • Cópias do CPF e do Documento de Identidade (RG);
  • Comprovante de endereço;
  • Cópia do Histórico Escolar ou de documento/declaração que comprove conclusão do Ensino Médio.

Em caso de dúvidas, basta entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação de Limeira por meio do telefone (19) 3404-2438 ou pelo e-mail [email protected]

Veja também: Enem 2021 – pedidos de isenção da taxa de inscrição vão até sexta-feira (28/5)

Estudantes já podem pedir isenção de taxa de inscrição para o vestibular da Unicamp

Publicidade

Publicidade

Além de colaborar com o cursinho pré-vestibular Colmeia, a Unicamp é um dos principais objetivos dos participantes. Isso porque a Universidade Estadual de Campinas tem um dos vestibulares mais concorridos do país.

Para quem pretende disputar uma vaga, a instituição divulgou recentemente o calendário do vestibular 2022. As provas estão marcadas apenas para novembro e janeiro, mas um importante prazo do processo iniciou nesta semana.

O período para solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição, que nesse ano é de R$ 180, está valendo desde segunda-feira (24/05). Quem pretende pedir acesso a este benefício deve fazer esse procedimento pelo site da Comvest (comissão organizadora do vestibular) até 15 de junho.

Segundo a Comvest, os pedidos de isenção também valem para a modalidade Enem-Unicamp 2022, e as lista com os contemplados sairá no dia 30 de julho. O período de inscrições para o vestibular será entre 2 de agosto e 8 de setembro.

Quem pode pedir isenção?

Publicidade

A lista de candidatos que podem solicitar isenção da taxa de inscrição no vestibular da Unicamp está dividida em três modalidades:

Publicidade

  • Quem vem de família de baixa renda, ou seja, com renda mensal de um salário-mínimo e meio (R$ 1.650) por pessoa;
  • Pessoas que trabalham na Unicamp/Funcamp;
  • Candidatos dos seguintes cursos: Licenciatura em Letras, Pedagogia, Ciências Biológicas, Matemática, Física e Licenciatura Integrada Química/Física; e Tecnologia em Saneamento Ambiental e Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

A Comvest explica que no caso da modalidade 1, a comprovação de renda pode ser feita por meio do cadastro no CadÚnico do governo federal. Nesse caso, não é necessário anexar a documentação exigida.

Além disso, é preciso ter cursado ou estar cursando todo o Ensino Médio na rede pública para ter direito a isenção, exceto no caso da modalidade 3. E a Comvest destaca que o número de isenções para as modalidades 2 e 3 são ilimitadas, mas na modalidade 1 são 6.680.

Fonte: G1

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedinTwitterYoutube

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário