Sites do Submarino e Americanas fora do ar. O que acontece com as minhas compras?

Com suspeita de ataque hacker, sites do Submarino e da Americanas ficam fora do ar enquanto empresa tenta normalizar situação.


Desde a madrugada de ontem (20/02), os sites da Americanas e do Submarino, dois dos principais e-commerces do Brasil, estão fora do ar.

Em comunicado emitido no domingo, a Americanas S.A., empresa responsável por ambos os sites, informou que suspendeu parte dos servidores do e-commerce após identificar “acesso não autorizado.

Com isso, usuários que tentam acessar os sites da Americanas e do Submarino se deparam com mensagens de serviço indisponível por “falha de DNS”. Por enquanto, ainda não há previsão de quando os sites voltarão ao normal.

Por que os Sites da Americanas e Submarino estão fora do ar?

Sites do Submarino e Americanas fora do ar. O que acontece com as minhas compras?
Suspeita de ataque hacker faz sites da Americanas e do Submarino ficarem fora do ar. Foto: Divulgação/Americanas

Conforme o comunicado da Americanas S.A., os sistemas estão fora do ar por suspeita de ataque hacker.

No sábado, quando surgiram os primeiros relatos de dificuldades para acessar os sites, a empresa informou que suspendeu parte dos servidores “após identificar fisco de acesso não autorizado”.

Ainda segundo a Americanas S.A., recursos técnicos e especialistas avaliam a extensão do evento e buscam normalizar o ambiente de e-commerce com segurança o mais rápidos possível. Além disso, a companhia também destaca “que trabalha com rígidos protocolos para prevenir e mitigar riscos”.

O que acontece com as compras quando uma loja virtual fica fora do ar?

Naturalmente, quando um site de e-commerce sai do ar, é impossível comprar na plataforma até que a situação se regularize.

Mas esse tipo de situação também faz com que muitas pessoas se preocupem com seus dados, como cartões de crédito e CPF, principalmente em suspeitas de ataques hackers.

No entanto, a Americanas S.A. afirma que não há evidência de comprometimento das suas bases de dados, tranquilizando clientes com contas na Americanas ou no Submarino em relação à segurança de suas informações.

Além disso, a empresa também destaca que o problema não interrompeu as atividades das lojas físicas, que seguem operando normalmente.

Veja também: 68% dos brasileiros tem medo de fraudes em compras online – como se proteger

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.