Transferência bancária demora quanto tempo para cair na conta?
Existem diferentes modalidades de transferência bancária e é importante saber quanto tempo demora cada uma. Confira!
Os usuários devem saber quanto tempo demora para cair uma transferência bancária.
Também é importante conhecer as opções de modalidades de transferência, para escolher a melhor para a necessidade do usuário.
A seguir, você fica sabendo quanto tempo demora para cair na conta uma transferência bancária. Confira!
Quanto tempo demora uma transferência via DOC?
Uma das opções de canal de transferência bancária é a transferência via DOC, que é o Documento de Ordem de Crédito. Ao escolher essa alternativa, é importante que o cidadão esteja ciente de que o DOC possui um limite de R$ 4.999,99 para transferências.
Essa é uma das alternativas mais demoradas de transferência, uma vez que o valor não costuma cair no mesmo dia em que a operação é realizada. Inclusive, se o usuário faz uma transferência depois das 22h em um dia útil, como uma quarta-feira, o dinheiro deverá cair apenas na sexta-feira.
Se as transações forem feitas antes das 22h em dias úteis, o valor da transferência cai no dia seguinte, ou próximo dia útil. Esse é o tipo de transferência que não funciona em feriados e finais de semana. Caso o usuário decida fazer uma transferência em dias que não sejam úteis, deverá fazer o agendamento da transferência.
Convém comentar que normalmente há cobrança de taxas na realização de transferências via DOC. Aqueles que optam por utilizar o serviço a partir de um caixa eletrônico, o valor cobrado por ele tende a ser menor do que o custo do serviço realizado por meio do aplicativo do banco ou internet banking.
No caso de DOC e no caso de TED, o custo do serviço de transferência costuma variar de acordo com a instituição financeira. Em geral, é bom que o usuário opte por utilizar DOC na hora de fazer transferências de valores muito elevados.
Quanto tempo demora uma transferência via TED?
Em conformidade com o Banco Central, a Transferência Eletrônica Disponível (TED) não possui um valor fixo para limite, diferente da transferência que é feita via DOC. Sendo assim, é possível que o cidadão faça a transferência de qualquer valor para si mesmo ou para outra pessoa.
Em geral, uma transferência realizada via TED costuma ser creditada em até duas horas após a efetivação da transação.
No entanto, é necessário que o usuário atente ao horário e à data em que é feita a transferência. Isso porque, em casos em que a transferência é feita depois das 17 horas, seja no fim de semana ou durante um feriado, o valor deve cair apenas no próximo dia útil.
Assim como no caso das transferências via DOC, as transferências via TED também cobram taxas e tarifas, que podem ficar mais baratas caso o serviço seja solicitado diretamente em caixas eletrônicos.
Vale comentar que o custo do serviço, via DOC ou TED, costuma ser o mesmo. O usuário que precisar escolher entre as duas deverá escolher com base em suas necessidades. Nem todas as instituições aceitam DOC ou TED.
Quanto tempo demora uma transferência via Pix?
O Pix ainda é uma alternativa para transferência muito recente no mercado financeiro. Essa modalidade de pagamento surgiu em novembro de 2020, durante a pandemia do Covid-19, facilitando a realização de pagamentos sem contato.
Desde então, a adesão ao Pix tem sido superior às transações via DOC ou TED, uma vez que o Pix não costuma ter limite de valores a serem transferidos. Além disso, o usuário não precisa se preocupar com datas e horários para realizar transferências, pois o Pix é uma alternativa disponível 24h por dia.
Além de tudo, é importante comentar que o Pix é gratuito e totalmente digital. Ou seja, o cidadão que tem acesso à internet a todo mundo pode utilizar o recurso para fazer transferências bancárias em qualquer lugar, sem se preocupar com taxas.
Em geral, as transferências via Pix acontecem em tempo real e costumam cair em poucos segundos. Em alguns casos, podem levar alguns minutos, mas o importante é saber que o valor cai no mesmo dia e quase na mesma hora.
Veja também: É mais fácil ganhar na QUINA ou na LOTOFÁCIL?