3 benefícios que o open banking traz e que poucos conhecem

Confira aqui No Detalhe tudo que você precisa saber sobre os 3 benefícios que o Open Banking traz que poucos conhecem, veja!

O open banking trouxe inovações ao setor financeiro, aos consumidores e outros setores que podem, inclusive, desfrutar dos benefícios ofertados através da expansão de crédito.

3 benefícios que o open banking traz que poucos conhecem
Fonte/Reprodução: original

Inovar é um dos objetivos principais do open banking, para trazer segurança e maior comodidade aos clientes.

Publicidade

Publicidade

O que é open banking?

O open banking é um sistema financeiro aberto, que dá a possibilidade aos clientes de compartilharem suas informações com outras instituições financeiras que são autorizadas pelo próprio Banco Central (BC). Dessa maneira, trará maior segurança aos clientes que se sentirão confortáveis de compartilhar seus dados a partir do momento em que realizarem a autorização para isto.

Qual o impacto que essa modalidade trará ao mercado financeiro?

A principal aposta de consultores financeiros sobre o open banking é que até 2026 ocorra uma representação de U$ 43,15 bilhões e tudo isto através da melhora dos ecossistemas financeiros que trarão facilidade ao trabalhar com os dados de clientes.

Nesse sentido, o WhatsApp permite realizar pagamentos e há o Pix que em menos de seis meses conseguiu movimentar um valor de um trilhão de reais, volume este que passou a Transferência Eletrônica Disponível (TED) e o Documento de Crédito (DOC).

Publicidade

Publicidade

Quais os 3 benefícios que o open banking possui e poucos conhecem?

O open banking inova no setor financeiro através de fluxo livre das informações oferecidas pelos clientes para ser possível pensar em produtos que sejam personalizados e desenvolverem soluções por meio digital que visa atender todas as demandas de nichos que anteriormente eram comumente deixadas de lado.

O próprio cliente será o principal beneficiado por conta do compartilhamento que se baseia em dados bancários para haver maior autonomia e controle dessas informações disponibilizadas.

Vantagens ao consumidor

Haverá a diminuição no custo de crédito que traz consigo maior oportunidade de acessar outros benefícios e até soluções. Dessa maneira, o cliente conseguirá escolher aquilo que, de fato, lhe seja conveniente naquele momento.

Portanto, se o cliente deseja realizar a portabilidade para outro fornecedor de seguros, por exemplo, essa tarefa será muito simples – sem as burocracias indesejadas, além de manter todo o histórico anterior (sem necessitar começar todo um relacionamento com o novo fornecedor do zero). E essa é uma das principais vantagens do open banking.

Maior número de beneficiários

Determinados setores poderão usufruir de certos benefícios, pois há uma boa expectativa no aumento do crédito, além de poder contar com maiores ofertas de empréstimos. Os empreendedores terão uma fonte essencial para conseguir os insumos necessários que estão em falta na empresa.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário