Truque para remover arranhões de móveis de madeira revelado; faça em casa e comprove

Adson Leonardo

05/04/2023

Ter móveis de madeira em casa é uma escolha atemporal e clássica. No entanto, com o uso, eles podem acabar arranhados e danificados. Felizmente há como aplicar algum truque para remover arranhões de móveis de madeira.

Graças aos métodos caseiros aqui levantados você pode se livrar de gastar muito dinheiro para consertar seus móveis. São truques simples, fáceis de replicar e que usam produtos comuns que toda casa tem.

Truque para remover arranhões de móveis de madeira revelado; faça em casa e comprove

Truque para remover arranhões de móveis de madeira revelado; faça em casa e comprove

Além disso, preparamos também uma lista de bons cuidados e práticas que te ajudarão a fazer a manutenção dos móveis de madeira. Assim poderá conservá-los belos e elegantes por mais tempo.

Truque para remover arranhões de móveis de madeira

1 – Óleo de amêndoa com vinagre branco

Uma solução caseira popular para tratar arranhões na madeira é usar uma mistura de óleo de amêndoa e vinagre branco.

Primeiramente aplique uma pequena quantidade da mistura na área arranhada e esfregue suavemente com um pano macio, preferencialmente de microfibra.

Deixe a mistura agir por cerca de 30 minutos antes de limpar a área com um pano limpo e seco.

Repita o processo se necessário até que o arranhão desapareça ou diminua significativamente.

2 – Azeite de oliva e vinagre branco

Outra opção é usar uma mistura de azeite de oliva e vinagre branco. Neste caso o processo é muito semelhante ao método anterior.

Assim sendo, aplique a mistura em pequenas quantidades no arranhão e esfregue suavemente com um pano macio.

Da mesma forma, deixe agir por volta de 30 minutos antes de limpar a área com um pano.

Pode ser preciso repetir o procedimento para suavizar arranhões mais profundos ou eliminar os superficiais.

3 – Noz-pecã

Por fim, usar uma noz-pecã para tratar os arranhões também é uma solução comum e que funciona muito bem mesmo em arranhões mais profundos.

Basta esfregar suavemente a noz-pecã na área arranhada em movimentos circulares. A gordura natural do fruto ajudará a preencher o arranhão e disfarçá-lo.

Depois de alguns minutos, limpe a área com um pano limpo e seco. Repita se necessário.

Com cuidar dos móveis de madeira

Por mais que saber remover arranhões de móveis de madeira é essencial para quem opta por ele, conseguir prevenir tais acidentes é o ideal.

Dessa maneira, aqui estão algumas dicas para te ajudar a cuidar melhor dos seus móveis e mantê-los bonitos por mais tempo.

Limpe regularmente

Limpe seus móveis de madeira com um pano macio e seco regularmente para remover a poeira e a sujeira. Para melhor eficácia, aplique produtos específicos para manutenção do material.

Evite usar produtos de limpeza agressivos, pois eles podem danificar a superfície.

Use um polidor

Aplique um polidor de móveis de madeira após as limpezas para manter a superfície brilhante e protegida.

Além disso, certifique-se de usar um polidor adequado para o tipo de madeira do seu móvel.

Não use produtos abrasivos

Evite usar produtos abrasivos na limpeza e manutenção da madeira. Isto porque itens como esponjas, escovas, espátulas ou produtos químicos podem danificar a superfície, causando riscos e manchas.

Proteja as superfícies

Use descansos para copos, garrafas, pratos e peças de decoração para proteger a superfície de manchas e danos. Evite também arrastar objetos, dar pancadas fortes ou usar utensílios perfuro-cortantes sobre os móveis.

Se precisar, coloque também capas de feltro ou de silicone nos pés dos móveis para evitar arranhões neles. 

Evite a exposição ao sol e umidade

Evite colocar seus móveis de madeira em áreas com exposição direta ao sol ou umidade excessiva. Isso pode danificar tanto a superfície quanto a parte interna dos móveis, causando descoloração, ressecamento, inchaço e proliferação de fungos.

Da mesma forma, não deixe os móveis de madeira em contato com água ou líquidos por tempo prolongado. Se derramar algo na superfície, limpe imediatamente com um pano seco para evitar danos permanentes, e proteja-os da chuva e vazamentos.

Faça manutenção regularmente

Por fim, faça uma manutenção regular nos seus móveis de madeira, como lixar e envernizar. Isso ajudará a manter a superfície protegida e bonita por mais tempo.

Busque os serviços de empresas e profissionais capacitados sempre que possível para garantir uma manutenção bem feita.

Com um pouco de cuidado e manutenção, seus móveis de madeira podem se manter perfeitos por muitos anos. Quem sabe, aplicando as dicas aqui dadas, você nem precise aplicar algum truque para remover arranhões de móveis de madeira.

Adson Leonardo
Escrito por

Adson Leonardo

Redator desde 2018, sou um apaixonado por histórias e ciência. Busco conhecer de tudo um pouco, tanto para ajudar na minha escrita profissional quanto na pessoal. Amo jogos de intepretação (RPG) e de videogame, pois são mídias incríveis que conectam pessoas e nos permitem expandir nossa imaginação.

0

Aguarde, procurando sua resposta