TRUQUE SECRETO para remover mancha d’água de uma mesa de madeira: aprovamos!

Elouise Lopes

28/02/2023

Na hora de deixar a cozinha impecável, você pode contar com um truque para remover mancha de mesa que se mostra muito prático e eficaz. A mesa é um dos principais elementos da cozinha que precisam estar em perfeitas condições.

Veja também: Utilidades SURPREENDENTES para o Bicarbonato de Sódio na cozinha e na limpeza da casa

Primeiro porque é onde as pessoas fazem suas refeições, o que faz com que a higiene seja indispensável. Segundo porque as visitas acabam sempre reparando nas condições desse local.

TRUQUE SECRETO para remover mancha d'água de uma mesa de madeira: aprovamos!

Em geral, limpar a mesa pode ser mais difícil do que quando você limpa outras superfícies. Mas essa não é uma tarefa impossível, e o truque que vamos te ensinar vai deixar o serviço várias vezes mais tranquilo.

Truque para remover mancha d’água de uma mesa de madeira

Não é tão fácil limpar a mesa da cozinha como é limpar outras superfícies. Porém, se você seguir o seguinte passo a passo vai ter um bom resultado, sem precisar fazer um serviço tão difícil.

Para começar, você deve colocar uma toalha limpa e seca sobre a mancha de água sobre a mesa e em seguida aplicar ferro quente sobre a toalha.

O ideal é que o ferro esteja ajustado para temperatura média. A ideia é ajudar a água que está impregnada na madeira a evaporar da superfície, sem deixar vestígios. Mas é bom cuidar para não deixar o ferro por muito tempo sobre o mesmo local, para evitar que a toalha ou mesmo a madeira acabe queimando.

Uma técnica que é parecida com essa e que também funciona bem é usar secador de cabelo e passar sobre a mancha. O ar quente deverá fazer a água evaporar em pouco tempo. Se você não tem ferro de passar em casa, mas tem secador, vale a pena fazer a substituição.

Pode ser que, mesmo depois de fazer esse procedimento, a mancha persista. Nesse caso, uma estratégia é misturar cera de abelha e vaselina até que elas virem uma pasta. Quando chegar à consistência de uma pasta, aplique-a sobre a mancha.

Para ter o efeito esperado, a mistura precisa agir por algumas hora. Depois de esperar, você deve usar um pano limpo e seco para remover a mistura.

Outras técnicas para limpar mancha de água

A mancha de água pode ser bem persistente em materiais de madeira. Por isso, vale considerar outras técnicas.

Vinagre branco e azeite de oliva

Caso o truque que ensinamos antes não dê certo, você pode fazer o seguinte: misture 1/4 de xícara de vinagre branco com 1/4 de xícara de azeite de oliva.

Depois de misturar bem os dois ingredientes, você deve aplicar a mistura sobre a mancha de água e ir esfregando o material com um pano limpo e macio. Mas tenha suavidade na mão ao esfregar.

Depois de fazer isso, para finalizar o serviço, basta limpar com um pano úmido e secar em seguida, usando um pano seco.

Pano úmido com amônia

Outra técnica boa consiste em misturar uma colher de sopa de amônia em um copo de água em uma tigela. Daí você pega um pano limpo e mergulha na solução, colocando em seguida sobre a mancha.

Você deve deixar o pano com a solução agindo por alguns minutos. Feito isso, basta limpar usando um pano seco.

Bicarbonato de sódio e água

Essa mistura também é um bom truque para remover mancha de água sobre a mesa. Você só tem que misturar bicarbonato de sódio e água, formando assim uma pasta. Quando adquirir a pasta, basta colocar sobre a mancha de água.

Deixe a solução agindo durante alguns minutos e, quando o tempo passar, apenas limpe com um pano limpo e úmido.

É importante fazer tudo com muita delicadeza e suavidade, porque a remoção da mancha tende a afetar o acabamento da mesa de madeira. Então não é legal fazer essa tarefa de forma muito brusca ou mesmo ficar limpando o tempo todo. Faça só quando perceber que a mancha está muito evidente.

Inclusive, se você notar que a mancha é grande demais ou que ela continua persistindo, vale procurar ajuda de um profissional para reparar a mesa.

Elouise Lopes
Escrito por

Elouise Lopes

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.