Uber aceita carros a partir de que ano? Veja 10 dúvidas respondidas!

Se você tem muitas perguntas sobre como funciona a Uber, então confira essas 10 perguntas respondidas sobre o aplicativo de carona.


A Uber é um aplicativo de carona bem popular atualmente, tanto no Brasil quanto em outros países. Na matéria a seguir, encontre suas principais dúvidas sobre a Uber respondidas.

Uber aceita carros a partir de que ano? Veja 10 dúvidas respondidas!
Se você tem muitas perguntas sobre como funciona a Uber, então confira essas 10 perguntas respondidas sobre o aplicativo de carona. (Imagem:
freestocks.org/Pexels)

10 dúvidas respondidas sobre a Uber

Os cidadãos que são usuários do aplicativo Uber, enquanto passageiros e motoristas, têm muitas dúvidas a respeito da plataforma. No meio disso, quem tem ainda mais dúvidas são aquelas pessoas que têm a intenção de se tornarem motoristas, já que existem muitas questões que precisam ser esclarecidas, para que elas possam ter êxito nessa missão de se tornarem motoristas deste aplicativo.

Com isso, na matéria a seguir você ficará por dentro de 10 dúvidas sobre o aplicativo de carona que faz tanto sucesso no país e em diversos outros lugares do mundo.

10. Quais as vantagens de dirigir com a Uber?

Existem algumas vantagens de dirigir para a Uber, como garantir uma renda extra e facilidade na hora de abastecer o carro.

9. Motoristas podem ser expulsos?

Essa é uma dúvida bastante comum e que faz todo sentido, já que é um fato que motoristas podem, sim, ser expulsos da plataforma de carona. Se um motorista acabar acumulando muitas avaliações negativas, ele facilmente pode ser expulso da plataforma e fica impedido de retornar a ela. O mesmo vale para passageiros. Se os motoristas fizerem muitas avaliações negativas sobre um usuário, ele acaba sendo impedido de usar o aplicativo.

8. Como atuar na Uber Eats?

O Uber Eats é uma ferramenta à parte, voltada para quem já dirige para a Uber e quer fazer mais ganhos no dia a dia, fazendo entregas de comida para quem precisa. Ou seja, é preciso já dirigir para a Uber para conseguir se cadastrar na Uber Eats.

7. Tem verificação de segurança?

Algo que é importante de se saber é que a Uber faz uma verificação de segurança antes de aprovar o pedido de pessoas para se tornarem motoristas da Uber. Em geral, a Uber faz uma varredura bem rígida, usando dados públicos da pessoa.

6. Motoristas sabem quem deu avaliação negativa?

Os motoristas não podem saber a identidade dos usuários que fizeram uma avaliação negativa sobre eles. Em geral, eles vão ter uma visão geral das últimas avaliações recentes.

5. Como funciona a precificação das corridas?

A precificação das corridas ocorre de maneira automática. Ou seja, não é o motorista que define o valor das viagens, mas sim o algoritmo da plataforma, que leva em consideração o número de corridas que estão sendo solicitadas em uma mesma região. O nome disso é “preço dinâmico”. Aos motoristas cabe aceitar ou não a corrida por aquele preço que o aplicativo da Uber determina.

4. Motorista pode ganhar valor adicional?

Os motoristas podem ganhar um valor adicional ao realizarem uma corrida, sim. Para isso, os usuários podem recorrer ao “Extra”, que funciona como uma gorjeta para os motoristas. Outra possibilidade de ganhar um valor adicional é receber notas altas dos passageiros e acabar participar do programa chamado “Clube 6 Estrelas”, que concede prêmios a esses motoristas.

3. Como se tornar motorista na Uber?

Para se tornar motorista da Uber, você só precisa fazer seu cadastro na plataforma, encaminhando a documentação que o aplicativo solicitar. A partir disso, a Uber irá fazer uma análise bem rígida do seu perfil e definir se você vai poder ou não se tornar motorista do aplicativo.

Algo que você precisa ter é o EAR (Exercício de Atividade Remunerada), que funciona como um tipo de declaração. Para conseguir esse documento, você deve buscar atendimento do Detran do seu estado.

2. Uber cobra atraso ou cancelamento?

Atualmente, se um passageiro acaba se atrasando para comparecer ao ponto de encontro ou mesmo se ele acaba por cancelar a corrida cinco minutos depois de ter feito a solicitação da viagem, então ele está sujeito a uma penalidade, que é a cobrança de uma taxa. Da mesma forma, se o passageiro atrasar, ele pode pagar uma multa.

Em caso de o passageiro sentir que sofreu uma injustiça, ela pode recorrer à Uber, que vai analisar o caso e aprovar ou não um possível reembolso para o cliente.

1. Uber aceita carros a partir de que ano?

Um dos critérios para começar a dirigir para a Uber é que o carro tenha no máximo 10 anos de fabricação. Sendo assim, carros que tenham sido fabricados a partir de 2012 já não são aceitos pela Uber. Sendo assim, quem está pretendendo começar a prestar esse tipo de serviço pelo aplicativo vai ter que trocar de carro ou, então, alugar um veículo.

Essa segunda alternativa tem a adesão de diversos motoristas que dirigem para a Uber, atuando como “motoristas parceiros”, até porque quem trabalha para a Uber acaba conseguindo descontos na hora de alugar.

As regras referentes ao veículo normalmente variam de um município para outro. Mas em geral a UberX exige que os carros possuam:

  • Veículos com no máximo 10 anos de fabricação, conforme regulamentação do município

  • 4 portas e 5 lugares

  • Ar Condicionado

Enquanto isso, a Uber Comfort tem como requisitos:

  • 4 portas e 5 lugares
  • Ar-condicionado
  • Mínimo de 100 viagens completas
  • Idade veicular, determinados modelos de veículos e média mínima de avaliações pelos usuários.

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.