Vale-Gás: valor extra está CHEGANDO AO FIM; veja até quando você recebe
Até quando o governo vai pagar o Valor Extra de 100% do botijão no Vale-Gás? Infelizmente, isso pode durar pouco tempo...
Recebe o Vale-Gás no Caixa Tem e está contando com o valor extra que está sendo pago em 2022? Pois temos uma má notícia: o valor extra do Vale-Gás deverá ser pago até dezembro desse ano; depois disso, a continuidade dele é incerta.
Entenda nesta matéria do No Detalhe por que o valor extra do Vale-Gás vai durar até dezembro de 2022 e quais as chances desse dinheiro adicional continuar ao longo do Governo Lula.
Valor-extra do Vale-Gás termina em dezembro
Desde que foi criado, o Vale-Gás, pago a famílias em situação de pobreza e extrema-pobreza através do Caixa Tem, pagou 50% do valor médio de um botijão de gás. Com isso, famílias podiam garantir o abatimento de parte do valor do gás de cozinha.
Em 2022, entretanto, tentando a reeleição, Bolsonaro aumentou o valor do Vale-Gás para 100% do preço médio do botijão de gás através da chamada “PEC dos Benefícios“. Isso foi visto como uma medida eleitoreira, já que visava atrair apoio e votos das parcelas mais pobres da população.
Entretanto, assim como o valor extra do Auxílio Brasil, o Vale-Gás a 100% do preço médio do botijão de gás está previsto para durar até dezembro de 2022. Depois disso, ele retornaria ao valor habitual de 50%.
O novo governo vai manter o valor de 100%?
Ainda não sabemos. Lula está garantindo que o Auxílio Brasil de R$ 600 continue sendo pago em 2023. Para isso, está alterando o orçamento através da chamada “PEC de Transição”.
Entretanto, Lula ainda não comentou especificamente sobre manter o Vale-Gás a 100% em 2023. Isso até é possível, já que Vale-Gás e Auxílio Brasil estão conectados (são até pagos seguindo o mesmo calendário). Porém, pode não sobrar espaço no orçamento para isso.
No momento, as prioridades de Lula parecem ser o Auxílio Brasil, que voltará a se chamar Bolsa Família, e o Minha Casa, Minha Vida. Além disso, o petista também planeja, para o novo governo, aumentar o Salário-Mínimo e corrigir a Tabela do Imposto de Renda, estendendo a isenção para quem ganha até R$ 5 mil.
Você também pode gostar de ler:
Você tem direito a estes 19 benefícios ao atualizar seu Cadastro Único; veja a lista