5 vantagens e 5 desvantagens da carreira de Médico: vale mesmo a pena?

Elouise Lopes

03/02/2023

Como toda e qualquer profissão, a carreira de médico tem seus pontos positivos e seus pontos negativos, e quem está cogitando atuar na área precisa saber das vantagens e desvantagens.

5 vantagens da carreira de médico

Vantagens da carreira de médico

(Imagem: Tima Miroshnichenko/Pexels)

A medicina é uma profissão que costuma ser vista sempre com bons olhos. Primeiro porque garante boas condições financeiras e segundo porque o profissional vai contribuir para melhor qualidade de vida para outras pessoas. A seguir, você confere as principais vantagens da área.

1) Salários elevados

Um dos principais motivos por que as pessoas decidem seguir na área de medicina são os salários elevados, que partem de R$ 17.742,78 por semana, de acordo com a Federação Nacional dos Médicos, em 2022.

2) Oportunidade de fazer a diferença

Além de ganhar bem, os médicos têm uma excelente oportunidade de fazer a diferença. É esse profissional que ajuda as pessoas a se recuperarem de doenças e a terem melhor qualidade de vida.

3) Ampla variedade de campos de atuação

O médico tem a vantagem de atuar em diferentes campos, embora a formação inicial seja a mesma para todos. Esse profissional pode se especializar em dermatologia, oftalmologia, ortopedia, cardiologia e assim sucessivamente. Também tem a opção de trabalharem como clínicos geral.

4) Desafio constante

Para quem gosta de desafios, a profissão é uma excelente oportunidade para trabalhar em cima disso. Todos os dias é preciso ter muito pensamento crítico e estar pronto para buscar soluções para problema.

5) Prestígio

Se tem uma profissão que merece respeito e é alvo de prestígio é a médicos. No geral, é uma profissão que a sociedade respeita – e precisa, por isso nunca falta trabalho para médicos.

Além das vantagens, confira 5 DESVANTAGENS da carreira de médico

Como nem tudo são flores, os médicos também enfrentam as desvantagens da carreira que escolheram atuar. Na medicina existe uma sobrecarga que não se vê em outras áreas. Confira a seguir.

1) Estresse e pressão

Enquanto atendem seus pacientes, os médicos podem parecer muito calmos. Só que os bastidores têm um cenário completamente diferente. A profissão é repleta de prazos apertados e o profissional assume uma responsabilidade que é muito elevada. Em algumas áreas, a intensidade é muito maior do que em outras.

2) Horas extras

Médico é um profissional que cumpre horas extras com muita frequência. Principalmente aqueles que querem elevar seus cargos. Para quem trabalha em emergências e turnos noturnos, as horas extras são ainda mais intensas e difíceis. Esses profissionais quase não têm tempo para descansar.

3) Necessidade de atualização constante

A medicina está sempre evoluindo. Isso quer dizer que os profissionais da área têm sempre que estar se atualizando sobre as novas tecnologias, novas descobertas e usar isso a favor se seu trabalho. Isso quer dizer que médico precisa se dedicar muito aos estudos e tempo para cuidar da própria vida quase não existe.

4) Responsabilidade legal

Outra coisa que pode pesar bastante na carreira de médico é garantir que os pacientes sejam tratados de forma adequada, seguindo normas e regulamentos. Se não for isso que estiver acontecendo, o profissional tende a sofrer consequências, que muitas vezes podem acabar com a sua carreira para sempre.

5) Ambiente de trabalho estressante e tenso

Quem atua como médico tem muito desgaste físico e mental. Isso é muito claro naqueles que trabalham em prontos-socorros e unidades de terapia intensiva, porque a correria é o dia todo – e a noite toda também.

A carreira de medicina sem dúvidas tem suas vantagens, que fazem os olhos de qualquer um brilhar, e também tem suas desvantagens, como todas as profissões.

Veja também: 5 vantagens e 5 desvantagens de trabalhar com Programação

Elouise Lopes
Escrito por

Elouise Lopes

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.

0

Aguarde, procurando sua resposta