Veja as mudanças para 2022 nas regras do empréstimo consignado dos beneficiados do INSS

Veja as mudanças para 2022 nas regras do empréstimo consignado dos beneficiados do INSS, tudo que você precisa saber aqui No Detalhe.


As regras de empréstimo consignado irão sofrer alterações em dezembro, para indivíduos pensionistas e aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A mudança começa pela margem consignável, que passa de 40% para novamente 35%. Saiba mais a seguir.

Quais as mudanças do crédito consignado dos beneficiários do INSS?

Algumas mudanças haviam sido feitas no empréstimo aos assistidos pelo INSS até este ano, por conta da pandemia Covid-19. Dentre elas houve o aumento do prazo para parcelamento do empréstimo, que passaram de 6 anos para 7 anos em 2020 e 2021.

Veja as mudanças para 2022 nas regras do empréstimo consignado dos beneficiados do INSS (2)
Fonte/Reprodução: original

Algumas dessas alterações seguem vigorando até dezembro de 2021, como o tempo de carência de novos segurados, que segue reduzido em 30 dias, o que antes eram 90 dias.

A porcentagem de limite, aumentada para 40%, agora retorna ao limite de origem de 35% em 2022, para pessoas aposentadas e servidores públicos.

Quais os riscos de endividamento dessa modalidade?

Alguns profissionais da área, como advogados, alertam para a falta de clareza no momento de contratação de créditos consignados, principalmente para público idoso. Há um não esclarecimento de detalhes importantes que podem acabar endividando desnecessariamente os clientes.

Há riscos de endividamento se a relação com os juros não for bem esclarecida. Os empréstimos são um crédito disponibilizado, descontado na aposentadoria do cliente, e a depender do serviço, a taxa de juros a ser descontada é diferente e pouco informada.

Aposentados e pensionistas têm taxa de 1,7% para crédito consignado, diferente por exemplo do serviço cartão de crédito consignado, que pode chegar até 2,7% de juros ao mês. Por melhor que seja as condições, ainda existe o risco de endividamento, justamente pela ausência de clareza, ou por falta de planejamento financeiro por parte de quem solicitou.

Dicas para um crédito de empréstimo consignado responsável.

Os profissionais da área indicam alguns pontos importantes para aqueles que se interessam no crédito consignado:

  • Observar a realidade da sua condição financeira, não é aconselhável solicitar um empréstimo se isso significa pressionar essa área
  • Se questionar sobre a relevância de tal empréstimo
  • Buscar se informar o máximo possível, procure um profissional que aborda detalhadamente sobre o processo todo do empréstimo, não acumule dúvidas a respeito das taxas de juros, cortes e prazos
  • Consultar uma empresa que seja de confiança

Antes de contratar qualquer crédito, é preciso obter todas as informações possíveis, seguir esses passos é de extrema relevância para que não ocorra um endividamento desnecessário.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.