3 contas que devem aumentar em 2023; prepare o seu bolso

Elouise Lopes

28/12/2022

Para quem está preocupado com as despesas que deverão vir no próximo ano, o momento é de muita atenção e também de preocupação. Afinal, algumas contas deverão aumentar no ano de 2023. Na matéria a seguir, você fica sabendo quais são essas contas e por que elas vão ficar mais caras.

3 contas que vão ficar mais caras em 2023

A seguir, você confere 3 contas que vão aumentar em 2023 e descobre o motivo por trás dessa alta que está prevista para acontecer.

Veja também: plantas que atraem DINHEIRO podem fazer seu 2023 ser mais próspero

3. Conta de luz

Uma conta básica entre as despesas do cidadão brasileiro que vai sofrer aumento no ano de 2023 é a conta de energia, que vai aumentar 8%. Para muitos, esse percentual, ainda que seja baixo, vai causar um certo peso no bolso. Portanto, o ideal é começar a se preparar (do ponto de vista das finanças e também psicológico) para pagar essa conta um pouco mais cara desde já.

Mas um ponto positivo sobre isso que vale a pena comentar que é não vai ter cobrança adicional, pois a bandeira tarifária deverá se manter verde, pelo menos no início do ano, considerando que os reservatórios das usinas hidrelétricas se encontram com níveis altos. Ao mesmo tempo, o governo pretende adotar medidas para conter a elevação dos preços.

Independente disso, os cidadãos devem ficar atentos, para ficar cientes de potenciais aumentos com antecipação.

Aluguel

O Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M) ficou praticamente negativado, mas ainda assim os consumidores devem ficar atentos à cobrança de aluguel, já que o acumulado é de 5,58% em 12 meses.

Com isso, o ideal é se preparar para uma eventual alta no valor do aluguel, pois a previsão é que haja um reajuste de pelo menos 5%. Essa alta não vai ser tão expressiva quanto a alta entre 2021 e 2022, que foi de 17,78%, mas é bom preparar o bolso para essa despesa que deve ficar mais elevada.

IPVA

Outro imposto que vai ter uma alta de preço em 2023 vai ser o IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículo). Afinal de contas, muitos carros tiveram uma supervalorização, o que deverá ter influência direta na cobrança do tributo.

Outro ponto que chama atenção para o IPVA é que, em 2022, esse imposto teve um aumento de 22%, em relação ao ano anterior. Infelizmente, a previsão é que o tributo tenha uma nova alta, que deverá ser de 10%, em média, em todo o país para o próximo ano. Isso porque, em setembro, os carros usados tiveram alta de 8,1% nos últimos 12 meses, com base no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Isso sem dúvidas vai ter impacto no IPVA.

No caso do estado de São Paulo, por exemplo, a alíquota que é aplicada no cálculo do IPVA (e que é definida pelo governo de cada estado brasileiro anualmente) será de 4%.

No geral, os proprietários de veículos (em especial de veículos considerados raros) devem estar bem atentos e preparar seus bolsos, pois a conta vai ser cara em 2023. O ideal para os motoristas é procurar saber sobre seus direitos, caso o carro tenha atingido o tempo de vida útil que é utilizado como base em cada estado ou mesmo se se enquadra nas condições para obter isenção do IPVA.

Aproveite e veja também: atitudes que podem BLOQUEAR a sua conta no Nubank: a 3ª delas é a mais perigosa!

Gostou de ficar informado a respeito das contas que vão ter aumento em 2023? Pois saiba que tem mais conteúdo em nosso site que vai te interessar.

Existem algumas atitudes que podem fazer com que a sua conta Nubank seja bloqueada. Para saber o que evitar fazer, basta CLICAR AQUI ou na imagem abaixo.

5 atitudes que podem BLOQUEAR a sua conta no Nubank: a 3ª é a mais perigosa!

Elouise Lopes
Escrito por

Elouise Lopes

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.

0

Aguarde, procurando sua resposta