5 coisas que você não deve fazer em uma entrevista de emprego

Confira cinco coisas que você não deve fazer durante uma entrevista de emprego para não atrapalhar a sua avaliação.

A entrevista de emprego costuma ser um momento bastante tenso para muitos trabalhadores, o que pode levar o candidato a fazer coisas que não costumam ser bem vistas pelos recrutadores.

Por isso, para evitar gafes ou comportamentos que podem diminuir as suas chances de conseguir um emprego, confira cinco coisas que você não deve fazer em uma entrevista.

Publicidade

Publicidade

1 – Se atrasar

Este é um erro que prejudica sua avaliação antes mesmo de a entrevista começar. Por isso, seja pontual, pois atrasos podem demonstrar falta de interesse e de profissionalismo.

Nesse caso, uma dica é pesquisar bem e até mesmo realizar o trajeto alguns dias antes da entrevista, para saber quanto tempo se leva de viagem até o local. Além disso, procure sair de casa adiantado, por precaução.

5 coisas que você não deve fazer em uma entrevista de emprego
Veja cinco erros que você não deve cometer em uma entrevista de emprego. Foto: 89Stocker/Canva

2 – Mentir na entrevista de emprego

Alguns candidatos aumentam seus atributos para dar uma melhorada no currículo e ganhar pontos extras durante a entrevista.

Publicidade

Publicidade

Não faça isso, pois você pode ter problemas para sustentar a mentira. Isso pode acontecer com perguntas específicas durante a própria entrevista, ou com testes nas etapas seguintes. Nesse caso, é melhor ser sincero em seu currículo do que fazer feio ao ser “confrontado”.

3 – Se mostrar confuso ou distraído

Sabemos que o nervosismo pode atrapalhar sua fala e fazer algumas palavras desaparecem. Por isso, o ideal é manter a concentração para não se atrapalhar durante a conversa com o entrevistador, pois se mostrar confuso ou divagar nas respostas pode não passar confiança.

Além disso, é importante se concentrar na conversa para não se distrair com objetos desnecessários e manter uma postura adequada, por exemplo.

4 – Se vestir de maneira inadequada

Procure se vestir de acordo com o ambiente da empresa. Isso não quer dizer, necessariamente, que você deve usar ternos ou roupas caras, mas é importante se vestir de maneira um pouco mais formal, madura, que demonstre seriedade.

5 – Falar mal dos empregos anteriores

Se o entrevistador perguntar sobre seus empregos anteriores, evite falar deles de forma hostil, agressiva. Você pode apontar falhas na empresa, mas faça isso com maturidade e profissionalismo.

Ou seja, avalie empregos anteriores sem focar muito nos seus julgamentos pessoais, pois isso pode uma má imagem sua enquanto profissional. Além disso, você pode aproveitar para dizer que procura por um emprego melhor e com mais perspectiva.

Publicidade

Publicidade

Veja também: Golpe do emprego tem feito vítimas no Brasil e você precisa se proteger; veja como

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedinTwitterYoutube

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário