5 flores que mais atraem beija-flor: veja a lista e revitalize seu jardim

Confira uma lista com cinco flores que são conhecidas por atrair beija-flor que podem trazer ainda mais vida para o seu jardim.


A simples presença de um beija-flor traz ainda mais vida e beleza para o seu jardim, e algumas espécies de flores ajudam a atrair este pequeno pássaro. A seguir, confira algumas plantas que têm esta característica.

1 – Petúnia

Petúnia

A Petúnia é uma planta popular em jardins externos, já que possuí belas flores coloridas que são resistentes à luz solar direta.

Além disso, as petúnias também são flores anuais, ou seja, florescem durante o ano inteiro. Esta também é uma espécie barata e fácil de cuidar, e são versáteis o suficiente para crescer em quase todo lugar sob sol pleno.

Portanto, se você busca por flores que podem atrais beija-flor para o seu jardim, a Petúnia tem característica que fazem dela uma dar primeiras opções a se levar em conta. Mas é importante ter alguns cuidados para o bom cultivo desta espécie, como manter o solo com umidade regular e bem drenado.

2 – Zínia

zínia
Foto: Joshua J. Cotten/Unsplash

Assim como a Petúnia, a Zínia também tem a característica de fl0rescer o ano todo. Suas flores coloridas atraem não só o beija-flor como também outros animais polinizadores, como abelhas e borboletas.

A Zínia se destaca também por sua variedade, já que são centenas de espécies diferentes, categorizadas por grupos conforme o seu hábito de crescimento e forma de flor. Dentre as variedades desta planta, as espécies apresentam alturas que variam de 15 cm a 1 metro e quase todas as cores, exceto azul e marrom.

Para que a Zínia cresça bem, é necessário manter a planta sob sol pleno e o solo úmido e bem drenado e com espaço suficiente para estimular a circulação de ar.

Além disso, também é importante evitar a rega excessiva, pois esta planta podem ser suscetível a doenças causadas por fungos em condições úmidas ou quando as folhas ficam molhadas durante a rega.

3 – Sálvia

sálvia
Foto: Amber Wolfe/Unsplash

A Sálvia também está no grupo de plantas fáceis de cuidar, o que faz com que ela seja recomendada para quem ainda está iniciando na jardinagem.

Mas é importante destacar que são diversas espécies que compõem o gênero sálvia, então vale a pena pesquisar antes quais são mais indicadas para o seu jardim.

De modo geral, a Sálvia é uma planta perene (tem vida longa) e floresce repetidamente, se mantida úmida. Ela pode chegar até 90 centímetros de altura e apresenta uma variedade de cores que inclui roxo, azul, rosa e malva (cores claras que pertencem à faixa do violeta e magenta).

Assim como as duas espécies citadas acima, a Sálvia também deve permanecer sob sol pleno. Em relação ao solo, ele precisa ser entre seco e umidade média e bem drenado.

4 – Alegria-de-jardim

5 flores que mais atraem beija-flor: veja a lista e revitalize seu jardim
Alegria-de-jardim é uma das flores que mais atraem beija-flor. Foto:
Joshua J. Cotten/Unsplash

Falando em sálvias, uma planta cultivada em jardim que é conhecida por atrair beija-flores e abelhas é a Alegria-de-jardim (Salvia splendens), também chamada de flor-de-cardeal.

A Alegria-de-jardim apresenta belas flores de cor vermelha escarlate, mas também possui grupos brancos e rosas, e caules que podem passar de um metro de altura. 

Para cuidar bem desta espécie, a recomendação é manter a planta de sol pleno a sombra parcial, com um solo rico que varie entre “umidade média” e “úmido”.

5 – Hibisco

hibisco
Foto: Rajiv Bajaj/Unsplash

Por fim, outra planta conhecida por atrair beija-flores e borboletas é o Hibisco, espécie originária da África tropical que se adapta bem ao clima do Brasil.

Para o bom cultivo do hibisco, é importante manter o solo rico em matéria orgânica, utilizando compostagem, esterco de gado curtido, húmus de minhoca, ou terra de florestas, por exemplo.

O solo precisa ser úmido para que o Hibisco cresça, mas também deve ter uma boa drenagem para que as raízes não encharquem. Além disso, se a planta estiver muito regada, é possível que a floração pare.

Enquanto isso, em relação à iluminação, o ideal é que a planta receba luz solar direta de cinco a seis horas por dia. O Hibisco até cresce em luz solar parcial, mas suas flores não serão abundantes.

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.