Essas 5 músicas falam sobre política; conheça quais são e não passe vergonha na internet

Essas 5 músicas falam sobre política; conheça quais são e não passe vergonha na internet
Confira 5 músicas que falam sobre política. Foto: NoDetalhe

Nos últimos dias, a banda estadunidense Rage Against The Machine, conhecida por suas músicas e posicionamentos anti-imperialistas, virou notícia após pessoas reclamarem na internet sobre o fato de os músicos falarem sobre política durante os shows.

Nas redes sociais, enquanto muitas pessoas se divertiam com a “descoberta” destes fãs, a modelo e apresentadora Ellen Jabour também virou alvo de comentários irônicos após reclamar de manifestações políticas no show de Roger Waters no Brasil em 2018.

Publicidade

Publicidade

Em resposta, usuários lembraram os conteúdos políticos de músicas clássicas do Pink Floyd, banda da qual Waters fazia parte. Aproveitando esta onda, confira cinco músicas que falam sobre política para não “reclamar do artista errado” nas redes sociais.

Essas 5 músicas falam sobre política; conheça quais são e não passe vergonha na internet
Confira 5 músicas que falam sobre política. Imagem: NoDetalhe

1 – Another Brick in The Wall

Começando pelo próprio Pink Floyd, vale destacar um dos maiores clássicos da banda britânica. Lançada em 1979, “Another Brick in The Wall” traz uma crítica ao sistema educacional do Reino Unido.

Além disso, o próprio Roger Waters já destacou em entrevista que a música fala sobre tentativas da juventude de se expressar e as repreensões que sofrem por isso.

Publicidade

Publicidade

2 – Killing in The Name

Passando agora para o Rage Against The Machine, banda que “deu origem” às discussões sobre música e política, qualquer canção poderia entrar para a lista, mas destacamos justamente o maior sucesso dos californianos.

Basicamente, “Killing in The Name” é uma música de protesto contra a brutalidade policial, abuso de poder e organizações racistas dos Estados Unidos. Só isso.

3 – They Don’t Care About Us

Pois é, até mesmo o “Rei do Pop” entra para a lista de músicas com tom político. Em “They Don’t Care About Us”, Michael Jackson fala sobre problemas sociais, abordando questões como o descaso das autoridades com os menos favorecidos, o domínio da pobreza e a violência.

4 – Brasil

Na rica música brasileira, o que não falta são exemplos de canções sobre política. Em “Brasil”, um dos maiores sucessos de Cazuza, o poeta trata de questões como corrupção, desigualdade financeira e injustiças sociais.

E vale lembrar o contexto histórico da música, escrita em 1988, quando o país saía de uma ditadura militar e vivia um processo de redemocratização.

5 – Mosca na Sopa

Por fim, um clássico de Raul Seixas que driblou a censura em plena ditadura militar. A “Mosca na Sopa” representa um incômodo, uma espécie de resistência à opressão dos militares que está sempre ali, rondando, perturbando o sono.

Publicidade

Publicidade

Nesse caso, também podemos entender a mosca na sopa como os próprios artistas da época, que seguiam contestando o regime mesmo durante os “anos de chumbo”.

VEJA TAMBÉM: As 5 mentiras contadas por Bolsonaro sobre as urnas eletrônicas (rebatidas pelo TSE); a 3° é surreal

Felipe MatozoJornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
Veja mais ›
Fechar