5 plantas que simbolizam paz e tranquilidade: crie um ambiente harmonioso em sua casa

Confira uma lista com cinco plantas que representam paz e tranquilidade e são indicadas para atrair boas energias a qualquer ambiente.


Se você gosta de cultivar plantas para, entre outras coisas, atrair boas energias para o ambiente, conheça algumas plantas que representam paz e tranquilidade.

1 – Lírio da Paz, plantas ideais para ambientes internos

Lírio da Paz
Lírio da Paz (Imagem: Divulgação/Unsplash)

Para começar a nossa lista, nada melhor que uma planta que já carrega paz em seu nome. O Lírio da Paz está entre as plantas mais indicadas para atrair boas energias para um ambiente, e ainda é considerada um escudo contra pensamentos negativos.

Por se adaptar bem a lugares com sombras claras, o Lírio da Paz também é uma espécie ideal para apartamentos e outros ambientes internos. Na realidade, luz do sol pode até queimar suas folhas.

Esta é uma planta que gosta de umidade. Por isso, é importante ter um cronograma regular de regas, cuidando para que o solo se mantenha úmido, mas sem encharcar.

2 – Alecrim

O Alecrim também é uma das plantas mais indicadas para atrair boas energias e tranquilidade para sua casa, pois simboliza tudo que se relaciona à paz interior.

Além disso, o Alecrim também é conhecido por trazer prosperidade e ser um escudo contra energias ruins. Muitas pessoas gostam cultivar alecrim em casa por sua fama de motivação para se ter força de vontade e disposição para mudanças.

Para cultivar bem esta erva em sua casa, escritório ou outro espaço de sua preferência, é importante mantê-la sob luz solar e em ambiente arejado. Já em relação às regas, é indicado que elas aconteçam após a terra secar.

3 – Rosa Branca – plantas brancas são sinônimos de paz

5 plantas que simbolizam paz e tranquilidade: crie um ambiente harmonioso em sua casa
Foto: yamasa-n/Unsplash

Esta belíssima planta também representa paz e tranquilidade no ambiente em que for cultivada. Apesar do nome, a Rosa Branca também pode ter flores de outras cores, como rosa e amarelo.

Normalmente, a floração da Rosa Branca acontece no verão, mas ela é uma planta que prefere um clima frio ou ameno, apesar tolerar bem climas quentes.

Esta é uma espécie que gosta de boa umidade e luz solar, de preferência o sol ameno da manhã. A Rosa Branca até suporta o cultivo em meia sombra, se tiver períodos sob luz solar (no mínimo 3 horas por dia), mas não tolera cultivo em sombra plena.

Em relação ao solo, a recomendação é que ele tenha boa drenagem e seja fértil. Mas é importante cuidar para não alagar o solo.

4 – Avenca

Foto: Eran Menashri/Unsplash

Considerada uma planta sensível às energias do ambiente, a Avenca inspira tranquilidade e ajuda a relaxar com suas folhas pequenas e delicadas.

Esta é uma espécie da família das samambaias que vive muito bem em ambientes internos, já que não precisa de energia solar direta e gosta de bastante umidade.

Mas suas folhas sensíveis não suportam vento, por isso é importante evitar ambientes muito ventilados. Além disso, também é importante cuidar com as regas, que devem acontecer de três a quatro vezes por semana, pois a Avenca gosta do substrato úmido.

Em caso de dúvidas, uma dica é testar a umidade do solo com o dedo. Se a terra estiver seca, já é hora de regar novamente.

5 – Lavanda

Lavanda

A Lavanda é uma planta tida como calmante natural, ajudando a proporcionar uma sensação bem-estar e tranquilidade.

Além disso, esta espécie também é considerada um símbolo de proteção, purificação e felicidade. Ou seja, a Lavanda é sinônimo de boas-energias, e uma das principais recomendações para melhorar o ambiente.

Mas o cultivo da Lavanda requer alguns cuidados importantes, como a exposição a luz solar por pelo menos seis horas do dia. Devidamente exposta ao sol, ela pode ser cultivada em pequenos vasos ou em canteiros.

Em relação às regas, a recomendação é molhar a planta somente quando o solo estiver seco. Na verdade, uma dica é comum é regar a Lavanda um dia após o solo secar. Outra recomendação importante é nunca colocar um pratinho com água sob o vaso.

Ainda em relação às regas, também é bom evitar molhar as folhas da Lavanda, pois isso pode deixá-la mais suscetível a desenvolver doenças e propagar fungos. Para mais dicas de como plantar Lavanda em casa, aproveite para conferir nosso texto sobre o assunto.

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação, revisão e editoração de textos para Web.