5 usos INUSITADOS para a casca da ABOBRINHA: o 5º é o mais incrível!

Fique sabendo desses 5 usos inusitados para a casca da abobrinha e nunca mais desperdice esse ingrediente que é tão versátil.


Com certeza não é legal desperdiçar alimento. Do mesmo jeito, não dá para ficar jogando as cascas de frutas e legumes, já que elas normalmente têm uma alta quantidade de fibras e nutrientes, podendo ter vários usos inusitados.

Veja também: Pare de jogar fora as cascas da Melancia: revelamos 7 maneiras de usá-las

A ideia de aproveitar até a casca dos legumes e vegetais é muito boa. E quem faz esse aproveitamento não se decepciona, porque vale muito a pena.

5 usos INUSITADOS para a casca da ABOBRINHA: o 5º é o mais incrível!

Nas próximas linhas, você vai conhecer 5 usos inusitados para a casca da abobrinha e vai entender de uma vez por todas por que não dá para jogar esse ingrediente fora.

1) Chips de abobrinha

Uma primeira opção de como você pode usar as cascas é a de preparar chips com elas. Para isso, você vai precisar do seguinte material:

  • 2 abobrinhas médias
  • 1/4 de xícara de farinha de trigo
  • 1/4 de xícara de farinha de milho
  • 1 colher de chá de sal
  • 1/4 de colher de chá de pimenta preta moída
  • 1/4 de colher de chá de páprica
  • 1/4 de colher de chá de alho em pó
  • 1 ovo

Tendo os ingredientes, comece a receita lavando as abobrinhas, cortando as pontas e depois as abobrinhas em fatias finas. Em seguida, pegue uma tigela, onde você deverá misturar as farinhas com sal, pimenta preta, páprica e alho em pó.

Bata o ovo e depois mergulhe as fatias de abobrinha que cortou. Após isso, passe na mistura de farinha.

Daí é só aquecer o óleo em fogo médio-alto e ir colocar as fatias de abobrinha quando ele estiver quente. Para retirar as fatias de abobrinha fritas, você pode usar uma escumadeira e ir colocando em um papel-toalha.

Dá para servir como acompanhamento ou mesmo como aperitivo.

2) Molho de tomate

O material que você vai precisar para essa receita é o seguinte:

  • 4 tomates maduros lavados e cortados em cubos
  • 1 cebola média picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva
  • 1/2 xícara de casca de abobrinha picada
  • 1/2 xícara de água
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

Comece aquecendo o azeite em fogo médio, onde você vai refogar a cebola e o alho. Quando eles estiverem macios, você deverá adicionar as cascas de abobrinha picadas, refogando-as também.

Acrescente os tomates em cubos, a água, o sal e a pimenta-do-reino logo depois e deixe tudo cozinhar por cerca de 15 minutos. Não deixe de mexer de vez em quando.

Assim que o molho ficar pronto, você deve retirar do fogo e deixar esfriar um pouco para depois bater no liquidificador ou processador de alimentos. O ideal é que a consistência fique bem suave para consumo.

Feito tudo isso, você deve servir ainda quente na receita que está preparando.

3) Chá

Pode ser um pouco diferente, mas o chá feito com casca de abobrinha tem tudo para ser uma pedida muito saudável. E você só precisa de 2 xícaras de casca de abobrinha lavada e picada e 4 xícaras de água para preparar.

O que você vai fazer é cortar as cascas da abobrinha em fatias bem finas e adicionar as fatias e a água em uma panela, deixando a água comecar a ferver. Quando isso acontecer, abaixe o fogo e deixe a casca de abobrinha cozinhando por cerca de 15 a 20 minutos.

As cascas precisam ficar bem macias e devem estar soltando sabor. Ao chegar a esse ponto, você vai poder desligar o fogo e esperar esfriar.

Em seguida, passe a infusão pela peneira e reserve a parte líquida, que é o que você vai consumir. Se você quiser, tem a opção de usar suco de meio limão e mel ou adoçante.

4) Conservante

Outro entre os usos inusitados da casca de abobrinha é usar esse ingrediente como conservante. E o bom é que não é difícil de preparar.

O que você tem que fazer é colocar a casca da abobrinha bem fatiada em uma panela com o vinagre e sal, deixando cozinhar até pegar uma consistência macia.

Daí é só apagar o fogo e transferir para um recipiente, onde você vai acrescentar azeite, orégano, alho, pimenta, deixando esfriar em seguida. Guarde na geladeira e consuma frio.

5) Farinha

Por fim, também temos a farinha de casca de abobrinha como um dos usos mais inusitados desse ingrediente. Tudo que você precisa fazer para preparar é começar cortando as cascas em pedaços menores, colocando-os em uma assadeira logo em seguida.

Feito isso, você deverá levar a assadeira para o forno, que deve estar a 120°C. Deixe lá por mais ou menos 2 horas, que é o tempo que vai precisar para ficar bem crocante.

Daí é só retirar do forno e passar os pedaços de casca de abobrinha por um processador de alimentos (ou liquidificador) para triturar bem. Feito isso, é só peneirar a farinha e reservar em um recipiente bem fechado, para evitar que ela acabe murchando.

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.