5 vantagens e 5 desvantagens de trabalhar com Programação

Se você está interessado em trabalhar com programação, confira 5 vantagens e 5 desvantagens de trabalhar nessa área!


Programação é uma área do mercado de trabalho que vem ganhando cada vez mais presença nos últimos anos. Se você está interessado em se tornar um, confira a seguir 5 vantagens e 5 desvantagens que você terá se for trabalhar com programação.

Vantagens de ser programador

Confira a seguir 5 vantagens que você terá caso queira seguir uma carreira como programador.

1 – Alta demanda

Em um mundo onde a tecnologia está avançando cada vez mais, com certeza não falta oportunidade para que as mais novas tecnologias, independentemente do que sejam, tenham seus códigos escritos para que elas possam funcionar da forma correta.

Se você está interessado em se tornar um programador, você terá mais oportunidades do que imagina, pois será possível trabalhar no desenvolvimento de jogos, softwares para computadores e celulares, inteligências artificiais etc.

2 – Salário elevado

Outro lado bom de ser programador é ganhar um salário bastante elevado. Embora o pagamento possa variar dependendo da sua especialização e experiência, é certo que você ganhará muito trabalhando nessa área.

Hoje em dia, os salários variam muito dependendo da empresa que você trabalha e também para qual área da programação que você atua. Mas atualmente no Brasil, os salários podem variar de R$ 2.000 reais até R$ 8.000 reais.

3 – Auto aperfeiçoamento

Quanto mais você pratica uma coisa, melhor você se tornará nela. Isso se aplica para quase tudo no mundo, inclusive programação. Um dos lados bons de trabalhar nessa área é que você poderá melhorar sozinho, tornando-se cada vez mais experiente e aprendendo cada vez mais coisas.

Isso pode ser bom, porque isso melhorará a sua versatilidade na área, sendo possível que você faça cada mais coisas. E consequentemente, isso poderá até mesmo aumentar o seu salário e as oportunidades de trabalho na área ainda mais.

4 – Trabalho remoto

Outro lado bom de trabalhar como programador é capacidade de trabalhar remotamente, ou seja, em um ambiente que não seja um escritório ou algo do tipo, sendo possível desenvolver os códigos em casa.

Isso pode ajudar a reduzir o estresse, já que não será necessário sair de casa quase todos os dias para ir em um escritório ou qualquer outro lugar bem apertado cheio de gente.

5 – Criatividade

Se você é uma pessoa bastante criativa, com certeza você se dará muito bem trabalhando como programador. Trabalhar nessa área requer soluções criativas, inovadoras e personalizadas para que os softwares, os programas, jogos ou qualquer outra coisa que estejam sendo produzidas funcionem da melhor forma possível.

Desvantagens de ser programador

Como nem tudo no mundo são flores, veja a seguir 5 desvantagens que você terá caso queira ter uma carreira como programador.

1 – Estresse

Trabalhar com programação pode ser muito estressante, pois é necessário manter um ritmo acelerado para concluir os projetos dentro do prazo necessário, e além disso, há constantes aparições de problemas e erros que precisam ser consertados.

2 – Longas horas de trabalho

Trabalhar remotamente não indica necessariamente que você trabalhará pouco, pois na programação, é necessário ter que trabalhar por longas horas, em algumas ocasiões sem mesmo pausas, para que o projeto que você está trabalhando no momento possa ser concluído sem atrasos. Sem falar que isso também pode aumentar os níveis de estresse.

3 – Solidão

Programadores normalmente trabalham sozinhos, embora haja momentos em que eles possam formar equipes para trabalhar juntos em um projeto grande, porém isso pode não acontecer com muita frequência. Trabalhar sozinho pode ser algo desanimador e até melancólico para alguns, já que você terá poucos contatos com outros programadores.

4 – Atualizações constantes

O mundo da tecnologia está avançando constantemente em um ritmo crescente, então é preciso ficar atualizado para não perder as tendências atuais e também as principais novidades no mundo da programação, como novas linguagens de códigos, por exemplo.

5 – Grande chances de erros durante um projeto

Mesmo que você seja um programador experiente com grande quantidade de conhecimento, ainda existem chances de aparecer erros e problemas durante um projeto, que podem atrasar o progresso e exigir mais atenção e dedicação para que os problemas possam ser corrigidos, o que pode aumentar o estresse ainda mais.

Gostou de ler? Pois aproveite e confira também:
7 habilidades que as empresas mais valorizam em um funcionário

Redator da WebGo Content desde janeiro de 2022. Tenho interesse por assuntos como história, política, filmes, séries (preferencialmente de ação, aventura e ficção científica), além da literatura e pela tecnologia, principalmente por videogames.