7 habilidades que as empresas mais valorizam em um funcionário

Elouise Lopes

30/01/2023

Existem algumas habilidades que fazem toda diferença na vida de um funcionário, pois permitem que ele se destaque dos demais. Na matéria a seguir, você fica sabendo de 7 habilidades que as empresas valorizam em um funcionário.

Habilidades que as empresas valorizam em um funcionário

7 habilidades que as empresas mais valorizam em um funcionário

(Imagem: Christina Morillo/Pexels)

A seguir, você fica sabendo quais são as habilidades tão requisitadas entre as empresas e entende por que você deveria ter elas como diferenciais.

7. Organização e gerenciamento de tempo

Uma habilidade que pode ter bastante peso aos olhos da empresa é a capacidade de organização e gerenciamento de tempo do funcionário. Isso porque isso tem impactos sobre a produtividade que o funcionário vai oferecer para a empresa e também para ele mesmo.

Até porque não dá para negar que, ao mesmo tempo, essa capacidade de se organizar e gerenciar o próprio tempo tem relação com o bem-estar do trabalhador. Em especial, quando o assunto é trabalho remoto.

6. Aprendizado e desenvolvimento

Outra coisa que chama atenção das empresas é o quanto que um funcionário pode aprender em pouco tempo. Isso é muito importante para que ele ganhe a confiança dos superiores e possa ir ganhando novas atribuições.

5. Liderança

Algo que com certeza chama atenção das empresas é o espírito de liderança. Ele é muito importante, porque desse modo vai ter mais de uma pessoa cuidando para que todas as etapas de um determinado projeto da empresa sejam realizadas com sucesso.

Esse traço com certeza é positivo para o trabalhador, e com certeza faz com que ele chame atenção da diretoria. Mas é claro que de um jeito bom.

4. Flexibilidade e adaptabilidade

Também é importante que os funcionários de uma empresa apresentem flexibilidade e adaptabilidade, porque as coisas não são nada permanentes. No geral, mudanças podem acontecer a qualquer momento e é preciso que os funcionários estejam prontos para se adaptar a novas realidades, como troca de função, de área e assim por diante.

3. Trabalho em equipe

A organização, ou empresa, só funciona se as pessoas que atuarem nela tiverem uma boa convivência e souberem trabalhar em equipe.

O ideal é existir empatia entre os funcionários, para que uma gestão mais aberta e humana atue na empresa.

2. Resolução de problemas

Outra competência que é muito importante e faz com que o funcionário ganhe pontos com a empresa é a capacidade de resolver problemas. Isso porque nem todo dia é um bom dia dentro de uma organização, uma área ou setor. Ou seja, os problemas podem aparecer a qualquer momento, sem aviso prévio.

Até porque, os negócios avançam a partir de medidas que podem ter alguns riscos. Caso se caia em um risco, é preciso ter a capacidade de se articular rápida e prontamente para resolver.

E é muito importante que os funcionários estejam ali, prontos para o que pode ou não aparecer.

1. Comunicação

Uma habilidade que é muito bem-vinda nas empresas é a comunicação. Isso porque a comunicação é super importante para que os processos sejam executados do início ao fim e com sucesso.

Se um funcionário faz questão de estar se comunicando com os colegas de trabalho e de se manter executando as tarefas que lhes são passadas, isso é muito positivo para ele, pelos olhos da empresa.

Não basta que o funcionário se mantenha em comunicação com seus colegas, mas que ele se atente à forma como se comunica.

O ideal é que todos mantenham uma linguagem que seja respeitosa. Afinal de contas, é preciso ter respeito e também empatia pelas outras pessoas ao se comunicar com elas. A colaboração precisa fazer parte da empresa e da relação entre as pessoas que a compõem.

O segredo está justamente aí. As empresas são compostas por pessoas, por isso é importante que elas estejam alinhadas em questão de interesses e objetivos, e que elas saibam se comunicar e respeitar, trabalhando em equipe.

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Elouise Lopes
Escrito por

Elouise Lopes

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.

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