5 verdades e 3 mentiras sobre a banana que você encontra na internet


Que a banana é uma fruta muito saborosa, versátil e amada pelos brasileiros não precisamos te contar. Mas o que lhe diremos a seguir te surpreenderá de diversas formas, pois listamos verdades e mentiras sobre a banana que as pessoas falam por aí.

Com certeza você já ouviu alguma das afirmações abaixo. As verdades irão te espantar! Já as mentiras, por outro lado, jogarão pela janela crenças antigas que você ouviu de seus pais e avós e tinha fé que eram fatos.

1 – Banana é rica em potássio

Esta é uma verdade já muito conhecida. Diversos estudos comprovam que bananas são ricas em potássio, um dos minerais essenciais para o funcionamento do corpo.

Tão rica que uma única banana pode fornecer até 23% de todo o potássio necessário diariamente pelo corpo humano.

O elemento é também muito importante na condutividade elétrica do corpo e ação muscular, o que nos leva ao segundo fato ou mito sobre bananas da nossa lista.

2 – Banana evita mesmo a cãibra

Esta é uma mentira muito difundida sobre a banana. O que provoca as cãibras, contração involuntária dos músculos, é principalmente a carência de minerais durante o exercício.

Por ser rica em potássio, muitas pessoas acreditam que a banana previne as cãibras.

Mas, na verdade, minerais como sódio e cloro são mais importantes para isso, e são os mais perdidos no suor. Infelizmente, banana é muito pobre nestes dois, o que faz dela pouco efetiva no combate a este fenômeno.

3 – Faz bem comer banana como pré e pós-treino na academia

Apesar de não ajudar com as cãibras, é verdade que comer banana antes ou depois do treino é recomendado. Isto porque a fruta é rica também em carboidratos – açúcares basicamente.

Por isso ela é ideal para fornecer energia antes dos exercícios ou repor após ele. Mas fique ligado, depois do treino o ideal é consumir a fruta junto de alguma fonte de proteína.

4 – Banana ajuda a tratar a prisão de ventre

Acredite ou não, é verdade que a banana pode ajudar com a prisão de ventre. Primeiramente, a banana é fonte de fibras, conhecidas como ajudantes no processo de digestão.

Sua casca também é rica em fibras alimentares, e pode ser preparada e comida de diversas formas. Com isso você tem tudo para contribuir com o trabalho de seu sistema digestivo.

Uma dica: a banana verde além de muitas fibras possui também amido e taninos em alta quantidade, muito recomendados para pessoas com prisão de ventre.

5 – Comer bananas serve para substituir a carne

Isto é uma mentira, mas que muitas pessoas acreditam. Por mais que seja um alimento saudável e rico em nutrientes, a banana de forma alguma substitui a carne.

Isto porque ela possui uma baixíssima quantidade de proteínas mesmo em sua casca, muito utilizada na culinária.

Caso você tenha uma dieta vegetariana ou vegana, o ideal é buscar por outros alimentos proteicos, como soja e quinoa.

6 – Banana ajuda o sistema imunológico

Verdade! Todo mundo sabe que comer frutas e vegetais, e ter uma dieta balanceada, é ideal para o bom funcionamento do nosso corpo.

No caso da banana ela vai um pouco além. Isto porque a fruta contém alta quantidade de vitamina B6, nutriente essencial para o funcionamento do nosso sistema imune e combate à doenças e infecções.

7 – É melhor comer banana junto de uma fonte de gordura

Outra verdade. O açúcar da banana é um carboidrato simples, sendo assim rapidamente absorvido pelo organismo. Com isso, é ideal consumi-la junto a uma fonte de gordura boa, como azeite, abacate, óleo de coco e castanhas.

Fazer isto ajuda a distribuir melhor a absorção desses carboidratos e a manter os níveis de energia do seu organismo mais regulados.

8 – Banana é radioativa

Será que este tempo todo estamos comendo frutas radioativas? Não precisa ficar com medo de se tornar um mutante pós-apocalíptico, porque é mentira esta afirmação.

Bom, pelo menos em partes.

Bananas são ricas em potássio, que está presente na forma do isótopo radioativo potássio-40 (40k). Apesar de isto tornar a banana tecnicamente mais radioativa que outras frutas, a quantidade presente não é, nem de longe, um perigo para nosso corpo.

Por isso pode comer banana à vontade que você não se tornará o Incrível Hulk (por mais que seja interessante a ideia…).

Redator desde 2018, sou um apaixonado por histórias e ciência. Busco conhecer de tudo um pouco, tanto para ajudar na minha escrita profissional quanto na pessoal. Amo jogos de intepretação (RPG) e de videogame, pois são mídias incríveis que conectam pessoas e nos permitem expandir nossa imaginação.