O que as religiões dizem sobre a Vida Após a Morte? Explicamos!

Elouise Lopes

23/12/2022

Existem diferentes crenças a respeito do que acontece depois da morte. Na matéria a seguir, você fica sabendo o que as religiões dizem sobre a Vida Após a Morte e o destino que elas indicam para as pessoas.

O que as religiões dizem sobre a Vida Após a Morte?

A seguir, você fica sabendo o que acontece na Vida Após a Morte, seguindo a perspectiva das principais religiões em atuação no Brasil.

Veja também: Por que o Brasil quase não tem ferrovias? Explicamos o motivo!

Para os islamistas

Para os islamistas, o indivíduo deve se preparar para a vida eterna, que é um benefício concedido parar quem foi obedientes e seguiram os ensinamentos de Alá. Se fizer isso, ele será enviado ao Paraíso, enquanto os desobedientes deverão ser castigados no inferno.

Para os judeus

Na perspectiva do Judaísmo, existem diferentes vertentes de crenças e, também, diversas formas de interpretar o que acontece depois da morte. Alguns judeus acreditam que a alma permanece viva após a morte física.

Outros acreditam na reencarnação. Isso quer dizer que, quando a alma volta, ela passa a viver em um novo corpo. Ainda se acredita na ressurreição, que é o retorno da alma ao mesmo corpo.

Para os candomblecistas

Quem segue o Candomblé acredita que as almas precisam cumprir seu destino. Nesse sentido, caso a pessoa morra entes disso, sua alma vagará entre o céu e a terra até se tornarem seres eternos e conscientes.

Desse ponto de vista, quem segue esta doutrina enxerga a morte como uma passagem para outra dimensão, onde se encontram outros espíritos, guias e orixás.

Para os umbandistas

A Umbanda é uma religião que acredita na reencarnação, que que pode acontecer em sete locais diferentes, regidos pelos orixás. Afinal, o espírito é atraído para um desses mundos depois de sua morte.

A Umbanda acredita que a reencarnação é uma forma de evoluir, então quem aprende durante a vida não precisa reencarnar, podendo escolher evoluir para outro plano, ondevai lidar com suas memórias e receberão auxílio de outros espíritos mais evoluídos.

Por outro lado, as pessoas que não aprenderam durante a vida têm a oportunidade de reencarnar.

Os espíritos evoluídos podem se tornar protetores dos menos evoluídos na Terra. Enquanto isso, os espíritos maus ficarão presos à Terra para perturbar os vivos.

Para os espíritas

Quem segue o espiritismo não acredita que a morte seja o fim. Na verdade, para os espíritas, a morte do corpo físico o espírito permanece vivo em um novo plano astral ou, então, reencarnado em um novo corpo.

De acordo com essa religião, as reencarnações são uma nova oportunidade de melhorar e evoluir seu espírito.

Seguindo essa linha de raciocínio, quem pratica caridade, amor e o bem evoluem mais rápido e passam por menos reencarnações, a não ser que queiram.

A religião em Deus como alguém que criou os espíritos sem discernimento do que é bom ou mau e, durante a vida, isso é aprendido.

Para os evangélicos

Os evangélicos acreditam que as pessoas, depois de morrerem, podem ir para o céu ou para o inferno. Esse destino final (que é direto, sem direito a remissão dos pecados) é determinado por Deus de acordo com a forma como o indivíduo conduziu sua vida, do início ao fim.

Para os católicos

De acordo com a doutrina católica, depois que uma pessoa morre, existem três possibilidades: ela pode ir para o céu ou para o inferno, ou mesmo pode passar um tempo no purgatório, sendo que o destino final é definido com base no que a pessoa fez durante a vida.

Além disso, entre os católicos, existe a certeza de que a morte é única e dura para sempre, não acreditando em reencarnação. A crença católica é que após o juízo final, Deus escolherá aqueles que viveram os ensinamentos de Jesus para serem ressuscitados e viverem a vida eterna no céu.

Quem fez o contrário a isso deverá ir para o inferno. Antes disso, algumas pessoa podem passar algum tempo no purgatório para remissão dos seus pecados e, depois disso, podem ir para o céu.

Aproveite e veja também:  curiosidades aleatórias para ter na ponta da língua nas festas de fim de ano

Gostou de ficar por dentro do que cada religião (entre as mais conhecidas) acredita sobre a Vida Após a Morte? Pois fica de olho, que em nosso site tem mais conteúdo que vai te interessar. Principalmente se você é uma pessoa curiosa.

Para ter pelo menos 10 curiosidades aleatórias mas super interessantes na ponta da língua nas festas de fim de ano, basta CLICAR AQUI ou na imagem abaixo.

10 curiosidades aleatórias para ter na ponta da língua nas festas de fim de ano

Elouise Lopes
Escrito por

Elouise Lopes

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.

0

Aguarde, procurando sua resposta