Muito cuidado: 7 alimentos que cachorros NÃO podem comer

Tanto alimentos artificiais quanto naturais podem prejudicar a saúde dos cachorros, causando até mesmo a morte.


Quem não os ama, não é mesmo? Os cães são animais que nos trazem muita alegria e companhia diariamente, com amor incondicional e muita energia. Assim, como seus tutores, nossa responsabilidade é cuidar deles de todas as formas, incluindo muita atenção aos alimentos que cachorros não podem comer.

Por mais que nossa dieta seja super variada, há muitos compostos que nos acostumamos a comer que o organismo dos cachorros não são capazes de processar. Não apenas de alimentos artificiais, mas também muitos naturais considerados saudáveis para nós.

Alimentos que cachorros não podem comer
Alimentos que cachorros não podem comer (Imagem: Freepik)

Dessa maneira, devemos estar cientes de quais são estes alimentos, para que possamos evitá-los e garantir uma vida longa e de qualidade para nossos queridos.

7 alimentos que cachorros não podem comer

1 – Chocolate

O chocolate é famoso como um dos alimentos mais perigosos para cães, podendo causar graves problemas de saúde. Isto porque ele contém uma substância chamada teobromina, que é tóxica para cães.

Entre os sintomas estão vômitos, diarreia, sede excessiva, agitação, tremores, convulsões ou até mesmo a morte.

Consequentemente, o nível de toxicidade do chocolate depende da quantidade de teobromina presente no produto. Chocolate escuro e chocolate amargo contém mais teobromina do que chocolate ao leite, e o chocolate branco é o menos tóxico.

Mesmo assim, nenhum tipo de chocolate é seguro para o consumo de cães.

2 – Cebola e alho

Cebola e alho são ingredientes comuns em muitas receitas culinárias, mas eles são extremamente tóxicos para cães. Estes alimentos contêm compostos de enxofre que podem danificar os glóbulos vermelhos dos cães, levando a uma condição conhecida como anemia hemolítica.

Os sintomas de envenenamento por cebola ou alho podem levar horas ou até dias para aparecer, mas incluem vômitos, diarreia, letargia, falta de apetite e respiração ofegante.

3 – Abacate

O abacate é um alimento saudável para os seres humanos, mas é prejudicial para os cachorros. Isto porque o abacate contém uma substância chamada persina, que possui ação fungicida e gera alterações gastrointestinais.

Dessa maneira, a intoxicação por persina pode causar vômito, diarreia e até danos no coração e nos pulmões dos cachorros por conta de acúmulo de líquido. Os sintomas geralmente aparecem dentro de 12 a 24 horas após a ingestão.

4 – Café e chá

O café e alguns tipos de chá contém cafeína em alta quantidade, substância tóxica que faz dele alimentos que cachorros não podem comer. Isto porque os animais são muito mais sensíveis à ação estimulante dela.

Assim, a cafeína pode causar aumento da frequência cardíaca, agitação, tremores e até mesmo convulsões nos cachorros.

5 – Doces e gomas de mascar

Os doces e outro produtos adocicados contêm xilitol, um tipo de adoçante artificial muito prejudicial para a saúde dos cães. Os sintomas incluem vômitos, diarreia, falta de coordenação e convulsões. 

Após isso, pode causar uma queda drástica no açúcar no sangue do cachorro, levando à hipoglicemia. Além disso, pode haver hemorragias gastrointestinais e ocasional morte do animal.

6 – Castanhas

As castanhas podem ser um deleite para muitos humanos, mas não são uma escolha saudável para nossos amigos de quatro patas. Sementes como macadâmias, nozes, amêndoas e pistache contém altos níveis de gorduras e óleos que podem ser tóxicos para cães.

Mesmo em pequenas quantidades, as nozes podem causar desconforto abdominal, vômitos, diarréia e letargia em cães. Em casos mais graves, a ingestão de nozes pode levar a tremores musculares, hipotermia e até mesmo convulsões.

7 – Álcool

Por fim, o álcool encontrado na cerveja, vinho, licor e outras bebidas é um deleite para a gente, mas, como podemos imaginar, faz muito mal aos cachorros. Eles são extremamente sensíveis à substância e qualquer quantidade pode ser prejudicial para a saúde.

O consumo de álcool pode causar vômitos, diarreia, letargia, falta de coordenação, respiração ofegante e até mesmo coma ou morte em cães.

Além disso, o álcool pode causar danos ao fígado, rins e sistema nervoso central do seu animal de estimação. Isto coloca-o entre os alimentos que cachorros não podem comer.

 

Redator desde 2018, sou um apaixonado por histórias e ciência. Busco conhecer de tudo um pouco, tanto para ajudar na minha escrita profissional quanto na pessoal. Amo jogos de intepretação (RPG) e de videogame, pois são mídias incríveis que conectam pessoas e nos permitem expandir nossa imaginação.