Toyota Corolla 2013: Preço, especificações técnicas e mais

Flavio Carvalho

25/06/2023

Há quinze anos, em abril de 2008, a Toyota divulgava sua terceira geração do Corolla “brasileiro” (e décima geração da linhagem global). A missão era gigantesca: não apenas substituir um ícone do mercado automotivo, mas levar adiante o enorme legado da geração anterior.

Podemos dizer que esse objetivo foi alcançado com sucesso: ainda hoje, o Corolla III é bastante requisitado dentro do mercado de usados. Afinal, comprar um modelo antigo tem muitas vantagens desde que a escolha seja racional – a começar pelo valor de revenda mais baixo e os itens de série.

Leia Também: POR QUE comprar um Toyota Corolla 2012? Listamos 5 ótimos motivos

corolla 2013 - a melhor versão

Por exemplo, na visão de muitos motoristas é mais vantajoso adquirir um veículo com ano de fabricação 2013 que possua um design e acabamento premium, por R$ 70 mil, do que um carro cinco anos mais novo com itens de série básicos, avaliado no mesmo valor.

A decisão pesa ainda mais a favor na compra de um usado da Toyota, levando em conta a enorme respeitabilidade da montadora japonesa em nosso país.

Sobre o Corolla 2013

A terceira geração do Corolla (linha 2009) foi vendida até meados de 2013, quando a quarta geração foi anunciada. Maior e mais largo, o sedan manteve sua alto valor de revenda e claro, o conforto.

Ainda hoje, o Corolla se mantém no topo dos sedans médios do mercado – tanto suas versões mais antigas quanto as ‘tops de linha’ da atualidade, cujos veículos zero km não saem por menos de R$ 140.000,00.

Levando em conta que este é um valor distante para a grande parcela da população, elaboramos abaixo um guia de compra focada na décima geração do carro japonês, produzido em terras tupiniquins entre 2008 e 2013 – e portanto, (bem) mais barata que os modelos mais recentes oferecidos pela Toyota. Confira!

Qual o Valor atual do Corolla 2013?

O Toyota III de 2013 varia entre R$ 59 mil e R$ 73 mil no mercado de usados. Aqueles produzidos em 2008-2009 têm preço de R$ 47 mil a R$ 54 mil. Naturalmente, é uma regra: quanto mais antigo, maior a dificuldade de encontrar um exemplar em bom estado, e menor seu preço.

Uma versão muito procurada pelos motoristas é a SE-G, fabricada até 2010. Nesta configuração, destaca-se o acabamento mais caprichado e premium, que conta até com imitação de madeira no console central.

Os itens de série também são uma atração à parte: ajuste elétrico do banco do motorista, airbags frontais e laterais, faróis de xenônio, sensor de estacionamento traseiro, retrovisores externos com rebatimento elétrico, faróis com acendimento automático e acabamento de couro bege.

Na Tabela Fipe, o SE-G é avaliado em R$ 55 mil, com R$ 3 mil para mais ou para menos nos últimos meses.

Mecânica do Corolla III

A geração de 2008 nasceu com o motor 1.6 VVT-i a gasolina com 110 cv de potência e 15 kgfm de torque. Pouco antes, o Corolla também tinha a versão XLi com câmbio automático de 4 marchas.

Adiante, a Toyota lançou as versões GLi e XLi equipadas com motor 1.8 VVT-i 16V flex que rende 136 cv e 17,5 kgfm com etanol, além de câmbio automático (4 marchas) ou manual de cinco marchas.

Por fim, há as configurações de topo Altis, XEi e XRS. Elas possuem motor 2.0 Dual VVT-i Flex de 153 cv e 20,7 kgfm de torque (todos com câmbio automático).

Em todo caso, a última linha do Corolla III e sua versão intermediária oferecem um pacote interessante de equipamentos, com ar-condicionado, direção elétrica, airbag duplo frontal, vidros elétricos dianteiros e ajustes de profundidade e altura da coluna de direção.

Com relação ao consumo, o Corolla 2013 não é perfeito. Contudo, não deixa de ser robusto, pois pode fazer 8,3 km/l no etanol e 11,8 km/l na gasolina (rodando na cidade). Os números na estrada chegam a ser 20% superiores.

Outra notícia boa para os donos desse carro é sobre as peças. Por ser um modelo cuja geração ficou cinco anos no mercado, não irá faltar peças de reposição em caso de problema! Ah, nesta versão, dificilmente você encontrará um veículo por menos de R$ 65 mil… Mas vale a pena.

Saiba mais sobre o Corolla 2013 no portal Garagem360.com.br.

Flavio Carvalho
Escrito por

Flavio Carvalho

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

0

Aguarde, procurando sua resposta