8 maneiras surpreendentes de usar RESTOS DE CAFÉ na cozinha

Elouise Lopes

26/02/2023

Se você é uma pessoa que gosta de café ao ponto de ficar aborrecido(a) por ter que jogar o pó usado fora, vai ficar feliz em saber que existem maneiras surpreendentes de usar os restos do café.

Veja também: Como limpar a geladeira corretamente: ESTAS são as dicas que você PRECISA SABER

É possível usar esses resíduos para remover gordura e até mesmo para temperar comida.

8 maneiras surpreendentes de usar RESTOS DE CAFÉ na cozinha

(Imagem: Valeriia Miller/Pexels)

Tudo que você precisa fazer é separar o pó usado e aplicar um dos usos a seguir.

1) Marinada da carne

Um fato interessante sobre o café é que ele tem ácido clorogênico, sendo um ótimo elemento para deixar a carne mais macia. Por isso é uma boa aposta optar por usar esse ingrediente na marinada da carne.

Para isso, basta você fazer a marinada de carne de sua preferência e adicionar os restos de café.

2) Esfregão de cozinha

O resto de café é ótimo para quem não goste que fique aquele cheiro forte de cebola e alho depois de preparar comida na pia da cozinha. Depois de fazer o serviço, você vai poder usar o pó para tirar a sujeira.

O que você tem que fazer para limpar a pia é misturar os restos de café com um pouco de azeite. Daí é só usar como se fosse um esfregão para remover os odores indesejados.

3) Fertilizante para plantas

Um dos melhores usos do pó de café que já foi usado é como fertilizante para plantas. Se você tem bastante planta em casa, é bom saber que os restos de café podem contribuir muito para o desenvolvimento delas.

Para ter um fertilizante potente feito em casa, você deve fazer é simplesmente adicionar os pós de café na planta ou então usar o pó para fazer uma cobertura do solo. Isso vai garantir mais acesso a nutrientes para as plantas. Por isso é bom investir.

4) Molho para sobremesas

Também é um jeito interessante de reaproveitar o pó de café é usá-lo para adquirir um molho para usar quando chegar nas sobremesas após as refeições.

Nesse caso, você precisa misturar restos de café frio com açúcar e creme de leite. Depois de misturar bem esses ingredientes, você vai ter um molho bem interessante para usar em sorvetes e em outras sobremesas.

5) Esfoliante natural

Outra forma de reaproveitar o pó de café usado é na pele, como esfoliante natural. Para isso, tudo que você precisa fazer é misturar os restos de café com óleo de coco e açúcar.

Ao misturar bem esses três ingredientes, você vai obter um esfoliante natural para a pele que ajuda a combater ressecamento e vai deixar a pele mais macia e firme. Inclusive, vale dizer que é bom investir como creme anticelulite e aplicar em regiões com essas marcas.

6) Corante para pães

Se você é o tipo de pessoa que prefere fazer pão em casa, vai ficar feliz em saber que o resto do café pode servir para dar uma cor para a massa, deixando-a mais interessante.

Essa função de corante natural funciona para pão e outras formas de massa. Basta você misturar os restos de café com o material que normalmente usa para preparar o pão caseiro (ou até bolo) do jeito como gosta.

7) Tempero para churrasco

Se os restos de café podem ser aproveitados para marinar carne, por que não poderiam ser usados para churrasco? Essa segunda opção também é bem viável e dá super certo.

Você pode misturar os restos do café com açúcar mascavo, sal e pimenta. Ao fazer essa mistura, você terá um tempero bem saboroso para carne de churrasco, deixando-a mais suculenta.

8) Ingrediente de cozinha

Assim como na última dica de uso, os restos do café também podem ser aproveitados para temperar refeições em geral. Essa dica funciona principalmente se você gosta de sentir o sabor de defumado no alimento, pois é esse sabor que o café vai dar à comida.

Para isso, o que você precisa fazer é adicionar restos de café a molhos que você normalmente usa na carne. Outra alternativa é adicionar uma colher de sopa a um molho de carne, se a ideia for dar ao alimento um sabor ainda mais intenso.

Elouise Lopes
Escrito por

Elouise Lopes

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.