Como limpar a geladeira corretamente: ESTAS são as dicas que você PRECISA SABER

Felipe Matozo

23/02/2023

A hora de limpar a geladeira requer alguns cuidados especiais para evitar problemas como manchas e odores ruins no seu interior.

Veja também: 5 dicas para manter a casa limpa mesmo com animais de estimação

Mas é possível fazer uma limpeza de geladeira correta sem muito trabalho, se atentando a algumas dicas simples para fazer tudo da forma correta.

Como limpar a geladeira corretamente: ESTAS são as dicas que você PRECISA SABER

Confira dicas para uma boa limpeza na sua geladeira. Foto: Freepik

A seguir, confira dicas essenciais de como limpar a geladeira corretamente seguindo um passo a passo prático.

1 – Descongelar a geladeira antes de limpar

A limpeza de geladeira exige certo tempo, já que é necessário separar alguns minutos antes do procedimento para descongelar o refrigerador.

Para isso, basta tirar o aparelho da tomada e deixar o descongelamento acontecer naturalmente. Mas dependendo do tipo de refrigerador, não esqueça de colocar um recipiente embaixo da saída de água do congelador, para que não caia água no interior da geladeira.

2 – Retirar os alimentos enquanto degela

Enquanto o aparelho estiver fora da tomada para o descongelamento, remova os alimentos do seu interior. Isso é essencial para fazer uma limpeza doméstica mais profunda no equipamento.

3 – Remova as prateleira e gavetas para limpar

Após retirar os alimentos de dentro da geladeira, remova também as prateleiras e gavetas para limpá-las à parte.

Para lavar as prateleiras e gavetas da geladeira, você pode usar apenas água e sabão neutro. Depois desta limpeza, deixe-as em alguma superfície onde elas possam secar naturalmente enquanto você limpa a geladeira.

4 – Hora de limpar o interior da geladeira

Após seguir estas primeiras etapas, é provável que o descongelamento já esteja completo. Mas se precisar, espere mais alguns minutos até o degelo se concluir.

Na hora de limpar a geladeira, use apenas uma solução de água morna e sabão neutro. Neste momento, certifique-se de limpar bem as paredes internas e cantinhos onde a sujeira pode se acumular.

Mas uma das principais dicas de limpeza para prevenir a sua geladeira de danos é evitar produtos químicos abrasivos ou esponjas ásperas. Por isso, use apenas a solução simples já indicada e panos ou esponjas macias.

5 – Limpe as portas e as borrachas de vedação

Após limpar o interior da geladeira, você deve direcionar o seu foco para a porta, usando a mesma solução anterior e tomando os cuidados já citados.

Neste momento, além de fazer uma limpeza intensa na parede da porta, tenha uma atenção especial com as borrachas. Com cuidado, remova qualquer sujeira ou detrito que esteja preso a elas, pois isso pode gerar odores e ainda comprometer a eficácia das borrachas.

Se você perceber que as borrachas estão muito desgastadas, considere trocá-las. Afinal, dependendo da condição da borracha, ela não irá vedar a geladeira como deveria, o que compromete a funcionalidade do aparelho e acaba gerando um consumo maior de energia.

6 – Limpar a parte de trás da geladeira

Depois que você limpar todo o interior da geladeira e começar a limpeza da parte externa, para deixá-la brilhando, não esqueça da parte de trás do aparelho, onde fica o motor.

Nesta parte, a limpeza doméstica serve para remover o excesso de poeira e os detritos acumulados. Para isso, você pode usar um aspirador de pó ou uma escova.

No entanto, é necessário limpar a parte de trás da geladeira com o máximo de cuidado. Afinal, se fizer isso “de qualquer jeito”, usando mais força do que o necessário, você pode danificar as peças do refrigerador.

7 – Atenção na hora de recolocar as prateleiras e os alimentos

Depois que concluir a limpeza da geladeira, coloque-a na tomada novamente e devolva as prateleiras, gavetas e os alimentos para o seu interior.

Mas faça isso somente quando tudo estiver limpo e seco. Portanto, verifique se não restou nenhuma parte úmida dentro da geladeira e se as gavetas e prateleiras secaram completamente. Se precisar, espere alguns minutos até que tudo fique devidamente seco.

Em relação aos alimentos, aproveite para conferir se há algo estragado ou fora do prazo de validade, pois isso pode gerar odores ruins na geladeira, tornando toda esta limpeza doméstica em vão.

Além disso, coloque os alimentos soltos em recipientes tampados, pois eles podem gerar cheiros fortes ou soltar detritos no refrigerador. Por fim, você também pode seguir estas dicas de prevenção contra maus odores após a limpeza da geladeira.

Você também pode gostar de ler
Como ter um banheiro limpo e higienizado sem muito esforço com esta mistura mágica para limpeza perfeita

Felipe Matozo
Escrito por

Felipe Matozo

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.