5 dicas para manter a casa limpa mesmo com animais de estimação

Elouise Lopes

22/02/2023

Ter bichinho em casa e manter a casa limpa podem parecer duas tarefas inconciliáveis, mas na verdade é totalmente possível.

Veja também: 3 ingredientes INCRÍVEIS para limpar o microondas sem esforço

Só que, para atingir esse objetivo, você vai precisar cumprir com algumas dicas à risca e garantir sucesso.

5 dicas para manter a casa limpa mesmo com animais de estimação

(Imagem: Karolina Grabowska/Pexels)

Nas próximas linhas, você vai ficar surpreso(a) em saber o que é preciso fazer para manter a casa limpa mesmo tendo pets em casa.

1) Escovar o pelo do animal regularmente

É certo que você vai ter um trabalho a mais na hora da faxina, caso tenha animais de estimação, porque gatos e cachorros, entre outros mais soltam muito pêlo.

Mas é possível evitar um trabalho gigantesco, se você mesmo escovar o pelo do animal que vive na sua casa com regularidade. A escovação estimula a queda de pelos não saudáveis, que são os que caem ao longo de uma semana, por exemplo, e se espalham pela casa inteira.

A ideia de fazer a escovação é que você vai poder se livrar da maior parte desses pelos e evitar que eles aumentem a sujeira pela casa. Quando for fazer a limpeza da casa, vai perceber um acúmulo bem menor de pelos.

2) Usar capas em sofás e cadeiras

Outro jeito de ajudar a prolongar o efeito da faxina em casa é optar usar capas em sofás e cadeiras. O atrito nesses locais acaba ajudando os pelos a se fixarem, o que não é tão legal, porque acumula uma quantidade maior de fios e fica mais difícil de tirar com o tempo.

Por isso, se você quer proteger esses móveis, você vai precisar adotar o uso de capas, de modo que eles fiquem preservados e você consiga eliminar a sujeira apenas lavando as capas.

Também é bom apostar em protetor de pé de cadeira, já que os pelos costumam se alojar bem nesses lugares.

3) Limpar a área onde o animal dorme

O tutor de um pet precisa ter muita atenção aos utensílios que o animal usa e também à área onde ele fica (caso ande só por algumas áreas restritas da casa).

Isso porque onde ele come diariamente tende a haver acúmulo de sujeira e também de odores. Para evitar que esses problemas piorem e atraiam pragas para a sua casa (como insetos, larvas e mais), você precisa higienizar sempre.

Lavar a vasilha que o animal usa para comer e beber também é fundamental. Fazer isso é uma forma de cuidar também da saúde dele.

4) Utilizar aspirar de pó potente

Um aparelho que faz toda diferença para quem tem pet em casa é aspirador de pó. Mas não pode ser qualquer aspirador. O ideal é que seja um aspirador potente e que tenha filtro HEPA para limpar chão e móveis.

A tendência é que, quando você está varrendo a casa, você espalhando mais pelos pela casa. Ou seja, ao invés de resolver o problema, ele acaba piorando. Por isso, o melhor a se fazer é investir em um aspirador de pó, que vai eliminar os pelos que estão até em lugares mais escondidos.

A parte de usar um bom filtro também é importante, porque é importante contar com um filtro que seja capaz de remover ácaros e bactérias que tenham se alojado ou escondido nos pelos.

5) Lavar regularmente as camas

Tanto as camas quanto os brinquedos e tigelas do seu animal de estimação precisam ser lavados regularmente. Isso vai ajudar a evitar proliferação de bactérias, porque, como acabamos de comentar, os pelos podem contribuir para isso.

Além de ser importante para evitar a proliferação de bactérias, lavar esses itens também pode prevenir maus odores.

O ideal é manter tudo limpo e bem higienizado, para sua família e também para o seu pet – que muitas vezes é parte da família também. Cuidar de tudo é sinônimo é zelar pela saúde e bem estar de todos.

Elouise Lopes
Escrito por

Elouise Lopes

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.