De chá a limpeza: 5 usos inusitados para a casca do Pêssego que vão te deixar impressionado

Elouise Lopes

17/03/2023

O pêssego é uma fruta que possui um aroma bem interessante e muita gente gosta. Além do aroma, essa é uma fruta bem rica em nutrientes. As cascas do pêssego também podem ser aproveitadas e inclusive podem apresentar usos bem inusitados.

Veja também: Pizza com base de Couve Flor: receita low carb com ingrediente que faz toda diferença

As várias propriedades que a casca do pêssego têm fazem com que elas sejam tão versáteis e possam estar presentes no dia a dia das pessoas.

De chá a limpeza: 5 usos inusitados para a casca do Pêssego que vão te deixar impressionado

Nas próximas linhas, você vai conhecer 5 usos inusitados que as cascas do pêssego podem ter. Não deixe de testar os usos, se eles fizerem sentido para você.

1) Chá de casca de pêssego

Um uso mais simples e comum, que com certeza já passou pela sua cabeça e você possivelmente até já fez, é o de fazer chá. Se você é fã dessa bebida, vai ficar feliz em preparar chá com um novo sabor natural.

Tudo que você precisa fazer é ferver a água com as cascas e deixar em infusão por alguns minutos. Passado algum tempo, você já vai poder tomar a bebida caseira que preparou. Em geral, as pessoas gostam muito.

Além de o chá de casca de pêssego ser bem saboroso, também é bom considerar que ele é rico em antioxidantes e vitaminas. Por conta disso, é bom testar esse uso, mesmo que você não seja muito fã de chá.

2) Adubo natural

Outro entre os usos inusitados que você pode fazer da casca de pêssego é o de adubo natural. Como já comentamos, a casca dessa fruta tem muitas fibras, nutrientes, antioxidantes e mais.

Sendo assim, é bom aproveitar as cascas para adubar as plantas que você tem em casa. Tudo que você vai ter que fazer é triturar as cascas no processador de alimentos e depois adicionar ao solo. Isso vai ajudar a ter plantas mais nutridas e, como consequência, mais bonitas e saudáveis.

Essa é uma ótima alternativa para quem quer evitar jogar as cascas de pêssego fora.

3) Tingimento de tecido

Talvez você realmente sequer tenha imaginado esse uso ao longo da sua vida, mas é realmente isso. A casca do pêssego pode perfeitamente ser usada como produto de tingir tecidos.

A forma como você prepara esse tipo de tinta não tem muito mistério. Para chegar produto de tingimento de tecido, o que você vai fazer é ferver as cascas em água por aproximadamente uma hora. Depois disso, você vai mergulhar o tecido na solução e deixá-la agir por alguns minutos.

Essa é uma alternativa interessante para quem tem o hábito de tingir tecidos, por ser natural e também bem prática de se fazer.

4) Aromatizador de ambientes

Esse uso da casca de pêssego pode ser surpresa para algumas pessoas, mas para outras talvez já faça parte até da rotina. Em todo caso, esse é sem dúvidas um dos usos mais inusitados da casca do pêssego, e com certeza vale a pena você testar em sua casa. Principalmente se você gosta do perfume desta fruta.

O que você precisa fazer é, depois de cortar as cascas em pequenos pedaços, passá-las no processador de alimentos. Daí é só colocar em um saquinho de tecido e posicionar em locais estratégicos, como armários, prateleiras e assim por diante. Você pode acrescentar gotas de óleo essencial, se for da sua preferência.

Dá para usar não só na sua casa, como você também pode fazer esse uso da casca em seu escritório, por exemplo. Em geral, essa é uma ótima alternativa para quem gosta de estar em espaços cheirosinhos. Vale a pena testar, só não esqueça de trocar a cada duas semanas.

5) Limpeza de panelas

Talvez poucas pessoas possam imaginar isso, mas é totalmente possível e viável usar as cascas do pêssego para fazer uma boa limpeza nas panelas que você tem em casa.

Para isso, você vai começar tirando o excesso da sujeira, usando água e detergente, esfregando com a parte mais áspera da espoja. Daí é só esfregar as áreas sujas com a parte interna das cascas do pêssego. Em seguida, você só vai precisar enxaguar.

Caso você perceba que a panela continua suja, o que você vai fazer é repetir o processo até ver que as sujeiras desaparecem e você tem uma panela limpa outra vez.

Elouise Lopes
Escrito por

Elouise Lopes

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.

0

Aguarde, procurando sua resposta