7 hábitos para ter um cartão de crédito aprovado mais facilmente

Elouise Lopes

09/05/2022

Na hora de solicitar um cartão de crédito, é de grande importância que o cidadão esteja atento a certos hábitos para conseguir que o pedido seja aprovado. Afinal de contas, a instituição financeira precisa confiar no cliente antes de conceder créditos.

Em geral, o banco precisa saber que o cliente terá como pagar as compras que forem feitas com o cartão de crédito.

Nesta matéria do NoDetalhe, você fica sabendo de 7 hábitos que podem ajudar a ter um cartão de crédito aprovado mais facilmente. Não deixe de continuar lendo!

1. Ser um bom pagador

7 hábitos para ter um cartão de crédito aprovado mais facilmente

Esses 7 hábitos podem ajudar você a ter um cartão de crédito aprovado mais facilmente. Se está precisando de um cartão, confira. (Imagem: Pexels/Divulgação)

Um hábito que pode fazer toda diferença na hora de pedir um cartão de crédito é ser um bom pagador, mantendo sempre as contas em dia. Isso porque qualquer atraso no pagamento das contas, por menor que seja, faz com que o consumidor fique com uma reputação negativa, comprometendo a análise do score do cliente.

Além disso, ao deixar de pagar uma conta dentro do prazo, o consumidor acaba tendo de pagar multas e taxas de juros. Portanto, o ideal é fazer os pagamentos nas datas certas, para que seja possível que instituição financeira que deverá emitir o cartão de crédito confie no cliente que está solicitando.

2. Zelar por manter o nome limpo

Não adianta pagar as contas do cartão em dia, mas esquecer de pagar as contas básicas, como é o caso da conta de energia, por exemplo. Como comentamos anteriormente, todo débito não pago pode dar origem à negativação junto aos órgãos de proteção ao crédito, como é o caso do Serasa.

Caso o consumidor tenha o chamado “nome sujo”, isso acaba se tornando um grande problema na horar de pedir um cartão de crédito a uma instituição financeira, pois as chances de aprovação acabam reduzindo consideravelmente.

É muito importante dar a devida atenção às contas, para evitar atrasos e correr o risco de ficar com o nome sujo. Em especial, para quem tem a intenção de solicitar um cartão de crédito.

3. Não gastar mais do que se ganha

Outro hábito que tem peso na hora de a instituição analisar o perfil do cliente é não gastar mais do que se ganha. Na hora de fazer compras, o cidadão precisa ter consciência de sua renda, para evitar prejuízos.

Quando o consumidor gasta mais do que ganha, isso tende a mostrar que ele não tem responsabilidade financeira, o que também pode comprometer a análise.

4. Ter controle de gastos

Mais do que fugir de compras que contenham valores superiores ao valor da renda, é importante que o consumidor tenha controle dos gastos. Esse hábito também ajuda a economizar ao longo do mês, assegurando dessa forma uma reserva financeira, pensando em eventuais imprevistos, ou mesmo economizando para investimentos a serem feitos a longo prazo.

Ter planejamento financeira pode fazer toda diferença na vida do consumidor.

5. Realizar pagamentos à vista

O que pode ajudar o cidadão a manter uma boa reputação, evitando ficar com a renda comprometida é optar por pagamentos à vista, ao invés de pagar com cartão de crédito. Isso porque fazer pagamentos à vista, com o dinheiro que já está na conta, demonstra que o consumidor se preocupa com o futuro e evita contar com o dinheiro que ainda não tem, fugindo das dívidas.

6. Criar um vínculo com a instituição financeira

Algo que também tem peso no momento da análise que antecede a concessão do cartão de crédito é o vínculo que o cidadão, que já é cliente da instituição financeira ou bancária, possui com a empresa.

Se o consumidor zela por uma boa relação, explorando ao máximo a conta que já possui e fazendo os pagamentos sempre em dia, terá grandes chances de conseguir que o cartão de crédito seja aprovado.

7. Consultar o score regularmente

Outro hábito que pode contribuir para a concessão do cartão de crédito é ficar sempre de olho no score, para evitar surpresas, pois qualquer pendência poderá ser constatada antes de se tornar uma dor de cabeça. Afinal, é possível que o nome tenha sido negativado ou score reduzido sem que o consumidor perceba.

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Elouise Lopes
Escrito por

Elouise Lopes

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.

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