INSS faz pagamentos de beneficiários com final de cartão 1 e 6 e recebem um salário mínimo
O INSS faz hoje (01/09) pagamentos para beneficiários com final de cartão 1 e 6, abrangendo aposentados, pensionistas e demais auxílios referentes ao mês de agosto.
Confira, aqui, mais informações sobre o pagamento, incluindo o calendário atualizado com datas em que os benefícios caem na sua conta!
Até quando vão os pagamentos do INSS?
Os pagamentos vão até 8 setembro e os segurados recebem de acordo com o número final de seu cartão de benefício. Mas, atenção a um detalhe: considera-se o número que antecede o dígito verificador!
Portanto, se o número de seu benefício for 123456789-0, o dígito final válido para pagamento é o 9! Ao buscar a data de pagamento no calendário, procure por ele!
Calendário de pagamentos do INSS
Quem tem direito a um benefício de um salário mínimo (o equivalente a R$ 1.100,00) recebe antes. Depois, começam os pagamentos de quem ganha mais do que o piso. A seguir, apresentamos o calendário de pagamentos do INSS:
Como consultar extrato de pagamento INSS
Há diferentes formas de consulta do extrato de pagamento do INSS, serviço que possibilita verificar o valor do benefício e data de repasse. Uma das principais opções é no Meu INSS, conforme passo a passo a seguir:
- Acesse o Meu INSS;
- Clique em “entrar com gov.br”;
- Informe seu CPF e clique em “avançar”;
- Digite sua senha e clique em “entrar”;
- Selecione “extrato de pagamento do benefício”, no menu de serviços da página inicial. Caso não apareça, busque esse serviço no campo de pesquisa;
- Clique no benefício e mês de pagamento.
Além de consultar pelo site, também dá para fazer essa verificação no aplicativo Meu INSS. Se for correntista da Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil conseguirá solicitar o extrato à agência, diretamente ao gerente ou verificar o documento no caixa eletrônico.
Prazo para saque do benefício
Poucos sabem, mas o segurado tem o prazo de 90 dias para sacar seu benefício, contados a partir da data de pagamento. Caso não o faça, o valor é devolvido para o INSS.
INSS atrasou o meu pagamento: o que devo fazer?
O primeiro passo é verificar o motivo do não pagamento do benefício. Geralmente, as razões mais comuns são erro no sistema do banco, dados errados (CPF, número de conta, entre outros) e pagamento não emitido por interrupção ou cancelamento do benefício.
É possível obter essas informações de duas formas: por meio da consulta Meu INSS indicada anteriormente ou pelo telefone 135, que possui ligação gratuita. Depois de saber o motivo do não pagamento, deve-se:
Encaminhar um requerimento no Meu INSS
- Faça login no Meu INSS;
- Selecione “agendamentos / solicitações”;
- Clique em “novo requerimento”;
- Digite no campo de busca “solicitar pagamento de benefício não recebido” e selecione essa opção;
- Confirme e, se necessário, atualize seus dados de contato e clique em “avançar”;
- Siga as recomendações dadas na página e finalize o requerimento.
Solicitar o pagamento por telefone 135
Esta é uma alternativa para quem não quer encaminhar o pedido online pelo Meu INSS, mas sim por telefone. Basta fazer uma chamada para o número 135, que é da central de atendimento do órgão, e solicitar o pagamento do benefício. Tenha em mãos seu número de CPF e do benefício, para agilizar o atendimento.
Como solicitar um benefício
Possui direito a algum benefício, mas não sabe como solicitá-lo? Dá para fazer isso online, diretamente no Meu INSS. Veja este passo a passo que preparamos para lhe guiar no requerimento:
- Acesse o Meu INSS;
- Clique em “entrar com gov.br”;
- Informe seu CPF e clique em “avançar”;
- Digite sua senha e clique em “entrar”;
- No menu de serviços, selecione “agendamentos / solicitações”;
- Clique em “novo requerimento”;
- Selecione o tipo de benefício que deseja solicitar;
- Atualize seus dados de contato e clique em “avançar”;
- Preencha o formulário de solicitação e conclua seu pedido.
Um detalhe importante: em alguns casos, é obrigatório encaminhar documentos ou realizar perícia médica para a liberação do benefício, portanto, ela não é imediata.
O órgão tem um prazo de 45 dias para dar um retorno para o beneficiário, mas pode ser que haja um atraso devido à alta demanda de pedidos.