Cadastro Único: como fazer seu CadÚnico em 6 passos simples

Veja como fazer o cadastro da sua família no CadÚnico, procedimento que pode iniciar pelo aplicativo Cadastro Único.

Em março deste ano, foi criado o Aplicativo Cadastro Único, que permite iniciar o processo de inscrição no CadÚnico sem sair de casa.

No entanto, não é possível fazer todo o cadastro pelo aplicativo, pois o atendimento presencial é necessário para concluir a inscrição. Ainda assim, o aplicativo oferece algumas facilidades para muitas famílias, inclusive aquelas que já estão inscritas no Cadastro Único.

Publicidade

Publicidade

A seguir, veja como fazer o cadastro da sua família no CadÚnico em 6 passos, incluindo as etapas via aplicativo e presenciais.

Como fazer cadastro no CadÚnico?

Cadastro Único: como fazer seu CadÚnico em 6 passos simples
Veja como cadastrar sua família no CadÚnico. Foto: Lucas Cabral/Prefeitura de São José dos Campos

Antes de iniciarmos o passo a passo, vale destacar que o aplicativo do Cadastro Único serve para fazer o pré-cadastro da família. Além disso, esta é uma etapa opcional, ou seja, não é obrigatória.

O objetivo deste pré-cadastro é agilizar o atendimento, mas se o cidadão preferir, ele pode fazer todo o cadastramento no posto de atendimento do CadÚnico. Porém, se realizar o pré-cadastro pelo aplicativo, é preciso comparecer a um posto de atendimento em até 120 dias.

Publicidade

Publicidade

Para quem deseja fazer o pré-cadastro pela internet, o passo a passo para inscrever sua família no CadÚnico é o seguinte:

  1. Baixe o aplicativo ou acesse o site do CadÚnico;
  2. Em seguida, selecione a opção para cadastrar sua família, leia com atenção as informações que surgirem na tela, e informe os dados solicitados;
  3. Após concluir o pré-cadastro, separe os documentos que devem ser apresentados. Veja aqui a lista de documentos necessários para o cadastro;
  4. Depois, vá até um Posto de Atendimento do Cadastro Único em até 120 dias após preencher o pré-cadastro para concluir a inscrição;
  5. Faça a entrevista de cadastramento durante o atendimento, respondendo a várias perguntas sobre a situação da família;
  6. Por fim, caso a família se encaixe nos critérios do CadÚnico, basta esperar a atribuição do seu Número de Identificação Social (NIS), o que pode levar até 48 horas.

Quais são os postos de atendimento do CadÚnico?

Normalmente, o atendimento presencial é feitos nos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) ou em postos de atendimento do CadÚnico e do Programa Bolsa Família das prefeituras.

Para conferir onde ficam os CRAS no seu município, acesse a plataforma do MOPS, que informa estes endereços.

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedinTwitterYoutube

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário