Como negociar as dívidas com o IPVA e Licenciamento. Evite dores de cabeça

Veja como negociar e pagar dívidas de IPVA e licenciamento para regularizar a situação do seu veículo e evitar prejuízos maiores.

Em tempos de crise econômica, é comum que muitos motoristas enfrentem dificuldades para manter os pagamentos do IPVA e do licenciamento em dia, o que gera dívidas e a necessidade de negociar estes valores para não levar a prejuízos ainda maiores.

Por isso, como o Brasil vem de um ano economicamente difícil, em que a inflação alta derrubou o poder de compra da população, muita gente precisa regularizar a situação de seus veículos.

Publicidade

Publicidade

A seguir, você confere como pode resolver a questão de débitos de IPVA e/ou licenciamento em aberto.

Qual órgão você deve procurar para quitar as dívidas do IPVA e Licenciamento?

Como negociar as dívidas com o IPVA e Licenciamento. Evite dores de cabeça
Veja como quitar dívidas de IPVA e licenciamento para regularizar a situação do seu veículo. Foto: Shutterstock

Em muitos casos, os motoristas com dívidas de IPVA e licenciamento não precisam negociar o valor, pois basta emitir a guia para pagamento dos débitos em aberto. Dependendo da situação e do estado em questão, é possível conseguir descontos nos juros e parcelar o valor em até 10 vezes.

Normalmente, este serviço está disponível no próprio site do Detran local, da Procuradoria Geral ou Secretaria da Fazenda de cada estado. No caso do portal do Detran, basta acessar o site do órgão do seu estado e ir até o menu de serviços de veículos.

Publicidade

Publicidade

Nesse menu, você deve encontrar uma aba para consultar débitos pelo placa ou Renavam. Caso haja valores em aberto, o sistema irá informar e, geralmente, disponibilizar um botão para emitir boletos.

Caso este tipo de serviço não esteja disponível no portal do Detran, entre em contato com o órgão, com a Secretaria da Fazenda ou Procuradoria do seu Estado para saber como resolver a situação.

Além disso, algumas secretarias da Fazenda também têm parceria com startups financeiras. Nesses casos, o contribuinte consegue pagar a dívida com o cartão de crédito com o serviço oferecido por estas empresas.

O que acontece se você não pagar esses impostos?

Quando um proprietário de veículo deixa de pagar o IPVA ou taxa de licenciamento, seu nome pode parar em serviços de proteção ao crédito, e ele não consegue emitir o documento anual do veículo. Com isso, o veículo fica em situação irregular.

Nesse caso, se o motorista for flagrado nessas condições, ele deve pagar multa, perde pontos na carteira e o veículo ainda fica sujeito a apreensão.

Veja também: Como saber se o veículo tem multa pela placa? Veja como consultar

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedinTwitterYoutube

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário