Como saber se o veículo tem multa pela placa? Veja como consultar

Veja como consultar se um veículo tem alguma multa em aberto pela placa. Procedimento varia conforme o estado, então fique atento.

Quando um motorista vai comprar um veículo usado e quer conferir se não há nenhuma multa em aberto que pode gerar dores de cabeça na hora de fazer negócio, por exemplo, há casos em que é possível consultar os débitos pela placa.

No entanto, como cada estado tem um Detran próprio, as formas de consulta variam conforme a região. Sendo assim, há situações em que o interessado em fazer a consultar precisa de outros dados.

Publicidade

Publicidade

Mesmo assim, a consulta online para saber a situação de um veículo costuma ser bastante simples, conforme mostraremos no texto a seguir.

consultar multa pela placa
Veja como consultar multa pela placa do veículo. Foto: Divulgação

Consulta Multa Detran – Como fazer

Há muitos casos em que um condutor precisa consultar se determinado veículo tem alguma multa. Além dos casos de compra de carro usado, também tem as situações em que motoristas ficam na dúvida se cometeram alguma infração, por exemplo.

Nesses casos, basta fazer uma consulta online em poucos passos para saber se o veículo em questão tem débitos em aberto, seguindo o procedimento abaixo:

Publicidade

Publicidade

  1. Acesse o site do Detran do seu estado;
  2. Em muitos casos, o serviço de consulta de veículos fica em destaque na página inicial. Mas se não for o caso, procure pelo menu “Veículos”;
  3. Em seguida, entre os serviços de veículos disponíveis no site, procure pela opção de consulta;
  4. Depois disso, informe a placa e/ou o outro dado solicitado e clique para Consultar;
  5. Na página seguinte, você terá acesso às informações sobre o veículo e eventuais débitos como IPVA e multas.

Conforme já adiantamos, em muitos estados é possível fazer essa consulta apenas com a placa do veículo. Entretanto, alguns portais pedem outros dados, normalmente o Renavam.

Nesse caso, se estiver negociando a compra de um veículo, peça para o atual proprietário informar o número do documento para saber se está tudo certo com ele. Enquanto isso, se o veículo for seu, é só conferir o número do Renavam ou outro dado solicitado no documento.

O que acontece com veículo que não tem suas multas pagas?

Quando um motorista deixa de pagar uma multa de trânsito, o valor fica sujeito a juros e não é possível emitir o documento de licenciamento anual do veículo (CRLV).

Dessa forma, o veículo ainda pode ser apreendido, pois esta é uma consequência por circular sem o CRLV atualizado. Além disso, essa infração ainda gera multa de natureza leva e perda de pontos na CNH.

Veja também: Recorrer multa no DETRAN: quais documentos eu preciso?

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedinTwitterYoutube

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário