Detran RS começa a emitir as CRLV’s digitais. Veja como obter o seu documento

documento detran rs
Condutores já podem emitir o CRLV digital pelo site do Detran-RS ou app Carteira Nacional de Trânsito. Foto: Fernanda Alves/ Detran-RS

O Detran-RS já está emitindo Certificados de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLVs), documento de porte obrigatório para motoristas de todo o país.

Além de imprimir o CRLV em folha branca A4, os proprietários de veículos do Rio Grande do Sul também podem baixar o arquivo na versão digital. Entretanto, em ambos os casos, para gerar a versão de 2022 é preciso pagar o IPVA RS deste ano, eventuais multas e também a taxa de licenciamento do veículo.

Publicidade

Publicidade

Enquanto isso, é importante lembrar que o antigo “documento verde” que os motoristas recebiam em casa não existe mais. Mas tanto a versão digital, que o condutor pode acessar e apresentar via aplicativo, quanto a impressa em folha comum têm o mesmo valor legal do documento antigo.

documento detran rs
Condutores podem emitir o CRLV digital no site do Detran ou app Carteira Nacional de Trânsito. Foto: Fernanda Alves/ Detran-RS

Como vai funcionar o CRLV digital do Detran-RS?

Ao invés de receber o documento em casa, agora os motoristas gaúchos devem gerar o CRLV no site do Detran-RS ou pelo próprio aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos.

No caso dos condutores que optarem por baixar o aplicativo, não é necessário andar com o documento impresso no veículo, desde que o celular esteja acessível. Isso porque o CRLV digital tem o mesmo valor, então o aplicativo também conta como porte do documento.

Publicidade

Publicidade

Mas é importante destacar que quem já usava a CRLV digital no aplicativo em 2021 deve clicar para remover o antigo documento no app e depois baixar a versão 2022.

Por outro lado, quem preferir pode imprimir o CRLV em folha A4 normal e carregar consigo, como fazia com o antigo documento verde.

Onde baixar o CRLV Digital?

No caso dos condutores que quiserem utilizar o aplicativo, basta acessar a loja de aplicativos do seu celular (Google Play ou App Store) e baixar o aplicativo “Carteira Nacional de Trânsito”.

Em seguida, é só fazer login no aplicativo com seu CPF e senha no portal gov.br. Se o contribuinte não tiver cadastro nesta plataforma, precisará fazer um novo pelo próprio aplicativo.

Por fim, é necessário clicar no botão “Veículos”, depois para incluir e seguir os passos indicados pelo aplicativo para adicionar o CRLV do seu veículo.

Enquanto isso, no caso dos motoristas que preferem imprimir o documento, é preciso gerar um arquivo para impressão. Para isso, acesse o site do Detran-RS e escolha a forma de solicitação de sua preferência.

Felipe MatozoJornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
Veja mais ›
Fechar