IPVA 2022 RS: Pagamento com desconto de 10% é só até o fim do mês. Fique atento!

Motoristas gaúchos têm até 31 de janeiro para conseguir o desconto de 10% no IPVA RS 2022 ou dar início ao parcelamento em até 6 vezes.

No Rio Grande do Sul, o proprietários de veículos que quiserem aproveitar o desconto de 10% pelo pagamento do IPVA RS 2022 à vista têm até o próximo dia 31 de janeiro para quitar o imposto.

Neste ano, os contribuintes gaúchos têm direito a novas condições de pagamento, devido ao aumento médio de 22% no valor do imposto. Com isso, o desconto por pagamento antecipado subiu de 3% para até 10% e o prazo de parcelamento dobrou, passando de três para seis meses.

Publicidade

Publicidade

Entretanto, para parcelar o IPVA RS 2022 é obrigatório fazer o pagamento da primeira cota até o dia 31 de janeiro. Além disso, os contribuintes ainda terão acesso a descontos de 6% na parcela de fevereiro e 3% na de março. Mas para isso é preciso efetuar os pagamentos até o vencimento de cada parcela.

ipva rs desconto
Motoristas gaúchos têm até 31 de janeiro para conseguir desconto de 10% no IPVA RS 2022. Foto: Cristine Rochol/PMPA

Como fazer o pagamento à vista?

Outra novidade do IPVA RS 2022 é a possibilidade de pagamento via Pix. Com isso, os motoristas do estado podem pagar o imposto em mais de 760 Instituições relacionadas.

Mas no caso dos contribuintes que preferem pagar presencialmente, é possível fazer isso em agências dos bancos Banrisul, Bradesco, Sicredi e Banco do Brasil (neste último, apenas para clientes). Além disso, também é possível pagar o imposto por meio do aplicativo deste bancos.

Publicidade

Publicidade

Para efetuar o pagamento, basta acessar o site do IPVA RS e escolher a forma de pagamento de sua preferência para gerar a guia de pagamento ou QR Code (no caso do Pix).

Calendário de pagamentos do IPVA 2022 RS

Os prazos para pagar o IPVA RS 2022 com desconto, tanto à vista quanto parcelado, são os seguintes:

calendário ipva rs
Imagem: Reprodução

É importante destacar que no caso dos descontos máximos de mais de 20% em destaque na tabela, eles se referem aos projetos “Bom Motorista” e “Bom Cidadão”.

Mais informações sobre o IPVA RS 2022

Para mais detalhes sobre o IPVA RS, basta acessar o portal oficial do imposto e clicar na aba de interesse. Além das informações sobre o imposto, em si, também é possível tirar dúvidas sobre os descontos para Bom Cidadão e Bom Motorista.

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedinTwitterYoutube

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário