Saque do PIS/Pasep liberado para um novo grupo de pessoas; maioria das pessoas ainda não resgatou

Veja como recuperar o dinheiro do PIS/Pasep liberado para saque pela Caixa, disponível para pessoas que trabalharam há mais de 30 anos.

Um novo saque do PIS/Pasep foi liberado pela Caixa Econômica Federal para cerca de 10,5 milhões de pessoas. Ao todo, são mais de R$ 23 bilhões disponíveis para saque.

No entanto, ao contrário do calendário de pagamentos do abono salarial que se encerrou no final de março, este valor não diz respeito a algum ano-base recente.

Publicidade

Publicidade

Quem pode fazer o saque do PIS/Pasep agora?

Os novos saques do PIS/Pasep disponibilizados pela Caixa são voltados pessoas que trabalharam entre os anos de 1970 e 1988.

A lista de contemplados inclui quem trabalhou com carteira assinada no período, servidores públicos e militares, e o valor é referente a arrecadações do PIS/Pasep anteriores à utilização do abono que conhecemos hoje.

Saque do PIS/Pasep liberado para um novo grupo de pessoas; maioria das pessoas ainda não resgatou
Veja como recuperar valores “esquecidos” do PIS/Pasep e quem tem direito. Foto: Freepik

As cotas do fundo PIS/Pasep estão disponíveis para saque desde 2019, mas a maioria dos beneficiários não retirou o dinheiro até agora.

Publicidade

Publicidade

Segundo a Caixa, a maior parte das pessoas que têm direito a este valor já se aposentou e não sabe que pode retirar o dinheiro. Além disso, muitos dos beneficiários já faleceram, mas nesse caso os herdeiros têm direito aos valores.

Quem tem direito ao saque do PIS/Pasep?

As pessoas que trabalharam entre 1970 e 1988 com carteira assinada podem consultar se têm direito ao novo saque do PIS/Pasep liberado pela Caixa por meio do aplicativo FGTS.

Para isso, basta acessar o site da Caixa para baixar o aplicativo. Em caso de dúvidas sobre como usar o aplicativo do FGTS, o site da Caixa também oferece um passo a passo para o acesso.

Além disso, quem preferir também pode se dirigir até uma agência da Caixa para tirar dúvidas sobre o saque do PIS/Pasep em questão.

Como fazer o saque do PIS/Pasep?

Para quem tem direito ao saque do PIS/Pasep referente ao período entre 1970 e 1988, é possível usar o próprio aplicativo do FGTS para transferir o dinheiro para uma conta corrente.

Enquanto isso, quem quiser sacar este dinheiro pode ir até uma agência da Caixa, correspondente Caixa Aqui ou casa lotérica com seu cartão cidadão e um documento original com foto.

Publicidade

Publicidade

Mas no caso dos saques acima de R$ 3 mil, o saque só pode ser feito em agências da Caixa, onde é preciso apresentar um documento de identificação.

Já no caso de saques por parte de herdeiros, basta conferir os procedimentos necessários no nosso texto sobre o assunto.

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedinTwitterYoutube

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário