IPVA 2022 MS tem segunda parcela vencida dia 28. O que fazer caso tenha atrasado seu pagamento

O pagamento da 2ª parcela do IPVA 2022 MS venceu na segunda-feira de carnaval. Descubra o que fazer nessa situação e emita a 2ª via hoje mesmo!

A segunda parcela do IPVA 2022 venceu no Mato Grosso do Sul (MS) em plena segunda-feira de carnaval (28). Perdeu o prazo de pagamento e bateu o desespero? Calma que o No Detalhe te ajuda a entender o que fazer a partir de agora para não ficar em dívida com a Secretaria de Fazenda e conseguir licenciar normalmente o seu veículo!

Vencimento IPVA MS na segunda (28), no meio do carnaval

Muitos moradores do Mato Grosso do Sul (MS), que estiverem completamente desligados das obrigações nesta semana de carnaval, foram pegos de surpresa nesta quarta-feira (02) ao constatar que, para quem optou pelo parcelamento do IPVA MS 2022, o pagamento da 2ª parcela venceu na última segunda-feira, 28 de fevereiro.

Publicidade

Publicidade

Agora, para ficar em dia com o pagamento do IPVA MS 2022 e com o licenciamento veicular, quem perdeu o prazo de pagamento da 2ª parcela precisa solicitar a 2ª via do boleto.

Além disso, é importante se atentar aos próximos prazos de vencimento para evitar futuros problemas. As próximas datas de vencimento são 31 de março (3ª parcela), 29 de abril (4ª parcela) e 31 de maio (5ª parcela).

Como emitir 2ª via da fatura

Se você deixou de pagar a segunda parcela do IPVA MS 2022, que venceu na última segunda-feira (28), a solução agora é emitir a 2ª via da fatura no site da própria Secretaria de Fazenda do MS.

Publicidade

Publicidade

Tenha em mente, entretanto, que o novo boleto, além do valor da parcela, incluirá também uma multa e alguns juros por conta do atraso no pagamento.

Para emitir a 2ª via da fatura do IPVA MS 2022, basta seguir os passos abaixo:

  1. Primeiramente, acesse o site da Secretaria de Estado de Fazenda do Mato Grosso do Sul (MS) clicando aqui;
  2. Em seguida, desça um pouco a página e aperte na opção “IPVA”;
  3. Na página de autoatendimento IPVA, selecione a opção “Consultar Débitos”;
  4. Informe a placa do veículo, o Renavam e o código captcha para autenticar sua identidade e aperte em “consultar”.

Agora, basta emitir o novo boleto, já incluindo a multa e os juros, fracionados dia a dia, e pagar em bancos credenciados (como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Cooperativo Sicredi, Bradesco, Safra, Santander, Banco de Brasília, Itaú e Conta Fácil), pontos de arrecadação do Detran-MS, agências dos correios etc.

Além disso, fora o site da Secretaria de Fazenda, você também pode solicitar a 2ª via em Agências Fazendárias, Postos de Atendimento ou na Unidade de Fiscalização do IPVA (UFIPVA).

O que acontece se não pagar o IPVA 2022 MS?

IPVA 2022 MS tem segunda parcela vencida dia 28. O que fazer caso tenha atrasado seu pagamento (Imagem: Reprodução/Detran-MS)
IPVA 2022 MS tem segunda parcela vencida dia 28. O que fazer caso tenha atrasado seu pagamento (Imagem: Reprodução/Detran-MS)

Além de ficar em débito com a Secretaria de Fazenda, o não-pagamento do IPVA 2022 MS faz com que você não consiga o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Em outras palavras, você não conclui o licenciamento anual do seu veículo, o que certamente trará muita dor de cabeça no futuro.

Circular pelas ruas com um veículo sem o licenciamento é considerado uma infração gravíssima. Além de multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira, o proprietário também tem a chance de ter o veículo apreendido pela Polícia Rodoviária até a regulamentação de sua situação.

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação, revisão e editoração de textos para Web.
FacebookLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário