USP abre inscrição para curso gratuito de introdução a programação

A Universidade de São Paulo (USP) está com 245 vagas abertas para um curso gratuito de introdução à computação e programação. Oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da instituição, em São Carlos, o curso é gratuito e as aulas acontecem de forma online.

Como não há pré-requisitos para participar das aulas, o curso é voltado justamente a pessoas que não tenham familiaridade com conceitos fundamentais de programação.





As aulas acontecerão ao vivo, das 14h às 17h, nos próximos finais de semana (dias 19, 20, 26 e 27 de junho). Interessados no curso gratuito de introdução à programação devem se inscrever no site da USP entre hoje (15/06) e quinta-feira (17).

curso gratuito usp
Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP, em São Carlos. Imagem: Divulgação/ICMC

Durante as aulas, os alunos terão acesso a uma introdução na área para que desenvolvam autonomia para seguir com seus estudos e se aprofunda em tópicos do seu interesse. E ao final do curso, quem cumprir ao menos 75% das atividades receberá um certificado de conclusão da USP.

A Python será a linguagem abordada, pois segundo a professora titular do ICMC e coordenadora do curso, Roseli Francelin, esta é a linguagem que mais vem sendo utilizada, além de ser a mais fácil para quem está iniciando na área de programação.





Roseli explica que os alunos conhecerão as estruturas básicas da linguagem de programação, as principais funções disponíveis e também como utilizá-las. Segundo a coordenadora, ao final do curso os participantes estarão prontos para realizar formações mais avançadas, como aprender sobre software de reconhecimento facial e de voz, por exemplo.

Veja também: Mercado Livre tem inscrições abertas para curso gratuito de tecnologia para mulheres

Como se inscrever no curso gratuito da USP?

As inscrições para o curso gratuito de Introdução à computação e programação da USP estão disponíveis até às 23h59 do dia 17 de junho.

A universidade destaca que as inscrições não são por ordem de chegada. O sistema irá aceitar todos os cadastros realizados dentro do prazo e realizar um sorteio no dia 18/06 para definir os contemplados pelas 245 vagas.

Para se inscrever, os interessados devem seguir os procedimentos abaixo:

  1. Acesse a página de cursos disponibilizados pelo ICMC no site da USP;
  2. Clique no link “Introdução à computação e Programação”. Se preferir, também é possível clicar no ícone de “Detalhes” para mais informações sobre o curso;
  3. Digite o seu CPF no campo indicado e clique em “Avançar”;
  4. Em seguida, informe seu e-mail, data de nascimento e os caracteres na imagem de verificação;
  5. Na etapa seguinte, você deve informa seu número USP. Se não tiver este número, será preciso clicar no link indicado para fazer um cadastro online junto à universidade e seguir com a inscrição.

Depois de se inscrever, basta seguir os procedimentos recomendados pelo site para finalizar o formulário e aguardar o retorno da USP para saber se você foi sorteado pelo sistema para ter acesso ao curso gratuito.

Programação do curso





A carga horária do curso de Introdução à computação e programação é de 12 horas, divididas entre os dias 19, 20, 26 e 27/06. Conforme a descrição do curso disponível no site da USP, os tópicos abordados serão os seguintes:

  1. A importância da Computação no mundo atual e suas aplicações.
  2. Conceitos básicos sobre computadores: hardware, software, sistema operacional, compiladores e linguagens de programação.
  3. Resolução computacional de problemas: projeto de algoritmos; estruturas de decisão e repetição; tipos de dados simples; tipos de dados compostos (vetores, matrizes, strings e registros); funções e procedimentos.
  4. Prática simples com linguagem de programação de alto nível.

Veja também: Curso gratuito de Custos para Pequenos Negócios está com inscrições abertas

Sobre a USP

A USP é uma das principais universidades brasileiras. Referência em qualidade de ensino, a instituição tem um dos vestibulares mais concorridos do país, e costuma aparecer em rankings mundiais de melhores universidades, principalmente em critérios relacionados à produção científica.

A instituição conta com 183 cursos de graduação voltados a todas as áreas do conhecimento e mais de 58 mil alunos em suas 42 unidades de ensino e pesquisa.



Os campi da USP estão distribuídos pelas cidades de São Paulo, Santos, Bauru, Piracicaba, Ribeirão Preto, São Carlos, Lorena e Pirassununga. Além disso, a instituição ainda conta com unidades de ensino, centros de pesquisa e museus localizados fora desses espaços e em diferentes cidades.



Fonte: G1.

Felipe Matozo
Jornalista formado pelo Centro Universitário Internacional Uninter, repórter do Jornal O Repórter e ator profissional licenciado pelo SATED/PR. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário