Inscrições Sisu 2021: período está chegando! Confira os detalhes aqui!

O Sisu 2021 (Sistema de Seleção Unificada) está prestes a abrir inscrição: o período vai de 6 a 9 abril e os candidatos poderão utilizar sua nota no Enem 2020 (Exame Nacional do Ensino Médio), que foi divulgada recentemente.

Pretende tentar uma vaga no Sisu? Então, confira aqui tudo o que você precisa saber sobre o programa e se prepare para fazer sua inscrição!

Publicidade

Publicidade

sisu 2021

O que é o Sisu?

Trata-se do Sistema de Seleção Unificada, que é um programa do MEC (Ministério da Educação). Nele, candidatos podem conseguir uma vaga em universidades públicas somente utilizando suas notas no Enem, portanto, sem realizar o vestibular.

Quem pode se inscrever no Sisu 2021?

O MEC estabeleceu pré-requisitos para que o interessado possa participar do processo seletivo. Confira, a seguir, quais são eles:

  • Ter participado do Enem mais recente, ou seja, a edição de 2020;
  • Não ter zerado a redação;
  • Não ter participado do Enem na condição de treineiro (quem ainda não concluiu o ensino médio);
  • Possuir conta gov.br (portal de serviços e integração de informações do governo federal).

Como funciona o Sisu 2021?

O candidato que cumpre os requisitos deve fazer sua inscrição pela internet, no site oficial do Sisu, durante o período indicado no cronograma oficial.

Publicidade

Publicidade

Durante a inscrição, o candidato pode escolher até duas opções de curso superior. Diariamente, o sistema calcula uma nota de corte, que é a pontuação mínima que o candidato precisa atingir para estar entre os possíveis selecionados.

É importante que o candidato acompanhe diariamente a nota de corte, porque se não tiver pontuação suficiente para conquistar a vaga poderá alterar a opção de curso para uma alternativa que tenha mais chance.

Mas, essa alteração das opções de curso só poderá ser feita durante o período de inscrição. Para seleção, o Sisu utiliza somente a última opção de curso do candidato.

Quem não for aprovado na chamada regular tem uma nova chance, a lista de espera. Caso tenha interesse nessa opção, o candidato deve acessar seu boletim Sisu e registrar sua participação em vagas remanescentes, entrando na lista de espera.

Como se inscrever no Sisu 2021?

A inscrição no Sisu 2021 é gratuita e feita exclusivamente online. Veja, a seguir, um passo a passo para lhe guiar na realização dessa tarefa:

  1. Acesse o site do Sisu;
  2. Clique em “fazer inscrição”, item que estará disponível somente durante o período de inscrição;
  3. O candidato será direcionado para a home do portal gov.br. Se já tiver uma conta, informe seu CPF e clique em “avançar”. Caso não tenha, clique em “crie sua conta gov.br” e siga as orientações dadas na página para fazer a sua;
  4. Digite sua senha e clique em “entrar”;
  5. Os dados do candidato serão carregados automaticamente, tanto os pessoais como os do Enem. Verifique se todos estão corretos e confirme. Se não estiverem, altere as informações a qualquer momento, basta clicar na opção de edição disponível no menu superior;
  6. Escolha até duas opções de curso. Primeiramente, clique em “fazer inscrição na 1ª opção” e pesquise por vagas pelo município, instituição de ensino superior ou nome do curso. Eleja a de seu interesse e repita esse processo para a segunda opção de curso, só que escolhendo uma nova graduação ou instituição de ensino;
  7. Finalize a inscrição.

Pronto! Depois de realizar esse passo a passo, o candidato pode acompanhar diariamente sua nota de corte para identificar se tem chance de conseguir a vaga. Se verificar que não possui, poderá alterar a opção de curso dentro do período de inscrição.

Vagas Sisu 2021

Publicidade

Publicidade

O candidato pode verificar antecipadamente as vagas Sisu 2021 diretamente no site do programa. Todas as universidades públicas destinam vagas para ações afirmativas, cumprindo a lei de cotas.

Quando sai o resultado Sisu 2021?

De acordo com o cronograma do Sisu 2021, o resultado da chamada regular será divulgado em 13 de abril e o período de matrícula se inicia dia 14, indo até 19 de abril.

Lista de espera Sisu 2021

Para participar da lista de espera o candidato não deve ter sido aprovado na chamada regular em nenhuma das opções de curso. Se quiser registrar seu interesse em vagas remanescentes, terá de fazê-lo de 13 a 19 de abril no site do programa. O resultado sai no dia 23 de abril.

Calendário Sisu 2021

  • Período de inscrições: 6 a 9 de abril;
  • Resultado da chamada regular: 13 de abril;
  • Registro em lista de espera: 13 a 19 de abril;
  • Matrícula da chamada regular: 14 a 19 de abril;
  • Resultado da lista de espera: 23 de abril.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário