Quais foram os Resultados do ENEM 2020? Veja o que foi divulgado!

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) divulgou na segunda-feira (29/03) os resultados do Enem 2020. Além de abrir o site do exame para consulta, o Inep também anunciou o desempenho médio dos estudantes brasileiros em cada prova.

Os candidatos que participaram em qualquer uma das versões do Enem 2020 (impressa, digital e PPL, para pessoas privadas de liberdade) já podem consultar seus resultados na Página do Participante.

Publicidade

Publicidade

Na segunda-feira, horas após a abertura do site para consultas, os candidatos que tentavam acessar a página relataram que o site estava fora do ar. Mas na manhã de ontem (30/03), o Inep afirmou que conseguiu restaurar o acesso ao site após entrar em contato com o órgão responsável pela plataforma gov.br.

fiscal cuidando estudantes em prova

Com a participação de mais de 2,7 milhões de candidatos, o Enem 2020 teve números recordes de abstenção. Na versão tradicional do exame, a impressa, o índice de faltas superou a marca dos 50% nos dois dias de prova: 51,5% no primeiro e 55,3% no segundo.

Enquanto isso, o Enem digital, que estreou nesta edição em formato piloto, chegou à marca de 71,3% de abstenção no segundo dia. No primeiro dia de exame o índice de faltas foi de 68,1% entre os 96 mil inscritos.

Publicidade

Publicidade

Veja também: Enem – plataforma chamada Busca Nota mostra bolsas de estudos conforme nota obtida!

Resultados do Enem mostram menor número de notas máximas na redação desde 2013

Os resultados da prova de redação representaram a maior média geral do Enem 2020, 588,74 pontos. Entretanto, o número de redações com nota 1.000 foi o menor desde 2013, quanto o Inep passou a divulgar esse dado.

Ao todo, apenas 28 alunos alcançaram nota máxima nesta prova, o que é pouco mais da metade das 53 redações nota 1000 em 2019. Por outro lado, 85.567 participantes zeraram na redação. Segundo o Inep, o motivo mais recorrente para as notas zero foi deixar a redação em branco, seguido de fuga do tema e cópias do texto motivador.

A primeira vez que o Inep divulgou o total de candidatos com nota máxima na redação foi em 2013, e desde então esse número nunca havia sido menor do que 50:

  • 2013, tema “Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil” – 481 candidatos;
  • 2014, tema “Publicidade infantil em questão no Brasil” – 250 candidatos;
  • 2015, tema “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira” – 105 candidatos;
  • 2016, tema “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil” – 77 candidatos;
  • 2017, tema “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil” – 53 candidatos;
  • 2018, tema “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet” – 55 candidatos;
  • 2019, tema “Democratização do acesso ao cinema no Brasil” – 53 candidatos;
  • 2020, tema “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira” – 28 candidatos.

Quais são os critérios de avaliação da prova de redação?

As avaliações das redações do Enem julgam cinco competências diferentes, cada uma valendo 200 pontos. Para evitar injustiças, dois corretores leem cada redação, e se a diferença entre as notas for muito grande a prova passa por uma terceira opinião.

Em entrevista ao R7, a professora de português do Curso Escreva, Elaine Antunes, explica que a redação é uma base para o estudante saber de suas chances reais para entrar em uma faculdade pública. Segundo ela, quem pretende estudar Medicina em uma universidade federal, por exemplo, sabe que a nota deve ser pelo menos 940 para ter chances.

Publicidade

Publicidade

Antunes também comenta sobre os cinco critérios que os avaliadores utilizam na correção da redação. São eles:

  • Mostrar domínio da gramática;
  • Mostrar repertório, compreender a proposta do tema e aplicar conceitos de várias áreas de conhecimento durante o desenvolvimento;
  • Ter coerência do início ao fim do texto, inclusive no título;
  • Ter coesão, mostrar conhecimento dos mecanismo linguísticos necessários para construir a argumentação;
  • Proposta de intervenção para o problema abordado.

Veja também: Saeb 2021 – Sistema pode ser cancelado e afetar o Enem seriado – Entenda

Notas médias nas outras provas

Enquanto a prova de redação teve a melhor média geral do Enem 2020, a prova de “Linguagens, códigos e suas tecnologias” ficou com a maior nota média entre as provas objetivas, 523,98.

Na sequência, aparecem as provas de “Matemática e suas tecnologias” com média geral de 520,73 e de “Ciências humanas e suas tecnologias” com 511,64. A prova com pior nota média do Enem 2020 foi a de “Ciências da natureza e suas tecnologias”, 490,39.

Publicidade

Vale lembrar que os participantes do Enem podem utilizar suas notas para programas como FIES, ProUni e Sisu. No caso do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), as inscrições abrem no dia 6 de abril e seguem até 9 de abril. O sistema é a principal forma de acesso a universidade federais.

Publicidade

Fonte: R7.

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedinTwitterYoutube

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário